Palmeiras vê Eduardo como a promessa grande promessa da base (crédito: Divulgação / Palmeiras)
O Palmeiras recebeu e recusou uma proposta de 16 milhões de euros (cerca de R$ 99 milhões) por Eduardo, de 15 anos. A investida, divulgada pela ESPN, confirma a expectativa do clube de que o jovem atacante do sub-17 das categorias de base movimentará o interesse do mercado europeu nos próximos anos.
Além do clube, que não teve o nome revelado, outros europeus também acompanham a evolução da joia. Diante do interesse, o Palmeiras pretende assinar o primeiro contrato profissional em dezembro, quando ele completar 16 anos.
Promessa precoce do Palmeiras
Eduardo ainda tem 15 anos, mas já aparece com certo destaque no time sub-17. Na atual temporada, ele soma 11 gols em 31 partidas disputadas pelos Campeonatos Paulista e Brasileiro da categoria.
A versatilidade e a capacidade de desequilibrar no um contra um o tornaram uma das joias mais observadas do centro de formação do Palmeiras. O atacante atua principalmente pela ponta esquerda, mas também pode fazer a função pelo lado direito ou como segundo homem de ataque.
Mesmos cuidados de outras joias
Com drible rápido e boa leitura ofensiva, Eduardo representa o modelo de formação adotado nas categorias de base do Palmeiras, que estimula a criatividade e lances individuais.
O jogador passa por um processo de lapidação para seguir o mesmo caminho de nomes recentes que subiram ao profissional e renderam muito dinheiro, como Endrick e Estêvão. Os dois jovens, que já atuaram pela seleção brasileira e atualmente estão no Real Madrid e Chelsea, respectivamente, servem como exemplo.
Por isso, a diretoria prega cautela e não quer queimar etapas, mesmo com o garoto se destacando contra jogadores dois anos mais velhos. Uma das preocupações é que Eduardo ganhe mais maturidade física antes de Abel Ferreira começar a utilizá-lo.
Gol que chamou a atenção dos torcedores
Nascido em dezembro de 2009, Eduardo tem no curto currículo convocações para as seleções de base do Brasil. E no mês passado, participou do Mundial Sub-17, onde o Palmeiras chegou à semifinal e perdeu nos pênaltis para o Barcelona.
Antes, chamou a atenção nas redes sociais ao marcar três gols contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro da categoria. Um deles foi um golaço, ao driblar cinco adversários desde a intermediária.
Eduardo se mantém após afastamento do sub-17 do Palmeiras
O jovem atacante de 15 anos, aliás, não está na lista de jogadores sub-17 afastados recentemente pelo Palmeiras. Ele, inclusive, será um dos principais nomes do sub-16 que disputa o restante do Campeonato Paulista.
Um dos motivos para a decisão do Palmeiras foi o comportamento dos mais velhos do grupo em relação aos mais jovens.

