Cleiton em ação pelo Flamengo (crédito: Gilvan de Souza / Flamengo)
Cleiton definiu seu futuro longe do Flamengo e vai jogar no Wolfsburg, da Alemanha. O zagueiro de 22 anos assinou um pré-contrato com o clube alemão e se apresentará logo após o fim do contrato com o Rubro-Negro, em 31 de dezembro.
O defensor acertou um contrato de quatro anos e meio, segundo o jornal Kicker. A transferência ocorrerá sem custos para o Wolfsburg e sem valor a receber pelo Rubro-Negro, já que o jogador estará livre a partir de janeiro.
Renovação com Cleiton não avançou
Com o fim de vínculo próximo, o Flamengo até tentou renovar o contrato no início da temporada, mas as conversas não avançaram. Desde então, a diretoria aguardou por algum contato até que o zagueiro comunicou que não pretendia continuar.
Poucas oportunidades do zagueiro do Flamengo
Apesar de estar integrado ao elenco profissional desde 2024, Cleiton não conseguiu espaço no time. Diante da forte concorrência, ele atuou apenas sete partidas na atual temporada, sendo cinco delas pelo Campeonato Carioca, quando os titulares ainda faziam pré-temporada.
Leia mais: Pedro fratura o antebraço e pode desfalcar Flamengo; veja tempo de recuperação
A última vez que ele atuou pelo Flamengo foi na derrota por 1 a 0 para o Bahia. Ele ganhou uma oportunidade ao sair do banco de reservas com a expulsão de Danilo logo no início de jogo. Além disso, o titular Léo Pereira estava suspenso.
Nas últimas partidas, Cleiton perdeu ainda mais espaço. Com a saída definida, o técnico Filipe Luís optou por relacionar João Victor e o jovem Iago.
A tendência é que essa opção se repita até o fim da temporada. O jogador de 22 anos só deve ganhar alguma chance em casos específicos de desfalques.
Leia também: Gerson marca o primeiro gol pelo Zenit e frustra planos de clubes brasileiros
A passagem pelo Rubro-Negro
O zagueiro de 22 anos chegou ao Flamengo em 2020, para a equipe sub-17, mas também atuou em jogos do sub-20. Canhoto, ele chamou a atenção com as atuações na Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano, pelo projeto social Canaã, do interior baiano.
A estreia pelos profissionais aconteceu em 2022, com o time de juniores que começou o Campeonato Carioca. Sua passagem pelo clube soma 21 partidas em quatro temporadas, a maioria pelo Estadual, durante a utilização de times alternativos.

