Troféu da Libertadores será entregue em 2026 em Montevidéu, que receberá a decisão continental (Divulgação / Conmebol)
A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras acontece neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru, e a Conmebol já sabe onde será em 2026. A entidade ainda fará o anúncio oficial, mas já escolheu Montevidéu para receber novamente o evento.
O motivo da escolha da sede da final da Libertadores
Palco da decisão continental entre os dois rivais brasileiros em 2021, a capital uruguaia foi a única que se candidatou até o momento junto à entidade sul-americana. A informação é do site ‘Uol’.
Além da definição da sede, o estádio para receber a final da Libertadores na próxima temporada deve ser o Centenário. Essa decisão ainda precisa de confirmação, mas a tendência é pelo principal palco do futebol uruguaio, até mesmo por causa de sua capacidade, para mais de 60 mil pessoas.
Outro ponto que convenceu os dirigentes foi a capacidade hoteleira da cidade, o que permitirá receber um grande público, como esperado. Montevidéu, inclusive, tentou receber o evento em 2025, assim como Brasília, mas ambas perderam a disputa para Lima.
Onde será a final da Sul-Americana em 2026
Além da final da Libertadores, a Conmebol também já bateu o martelo em relação à sede de seu segundo torneio mais importante. E será uma novidade.
Para a final da Copa Sul-Americana, Barranquilla, na Colômbia quem ganhou a disputa. A cidade, inclusive, já recebe as partidas da seleção colombiana em casa.
O mais provável é que o estádio Metropolitano Roberto Meléndez, onde joga o Junior Barranquilla, seja o palco da decisão continental. A capacidade é de mais de 46,6 mil torcedores.
Aliás, a Conmebol também já trabalha com o local para receber a final da Copa Sul-Americana de 2027. A principal opção é Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que deveria sediar o confronto de 2025 entre Lanús e Atlético-MG.
Entretanto, a sede precisou ser trocada para Assunção, no Paraguai, por causa no atraso no cronograma de entrega das obras de modernização do estádio.
Conmebol planeja decisão continental fora da América do Sul
A definição de Montevidéu como sede da final da Libertadores em 2026 segue um planejamento a curto prazo de seguir na América do Sul. Entretanto, os dirigentes já falam abertamente na possibilidade de o evento ir para outros continentes.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi o segundo dirigente a falar abertamente sobre essa possibilidade. Em entrevista recente, ele, inclusive, informou que já havia países interessados em receber a decisão continental.
Entretanto, o projeto ousado ainda é embrionário, com algumas discussões sobre o assunto. A Conmebol entendeu que essa possibilidade não é para os próximos anos, mas um projeto a médio prazo.

