O time do Coritiba conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B (Photo: Bruno Kelly/AGIF)
O Coritiba venceu o Amazonas por 2 a 1, na tarde deste domingo, em Manaus, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe do técnico Mozart, então, não deu chances para o maior rival, Athletico, e confirmou o título da competição. Sebastián Gomes e Iury Castilho fizeram os gols do Coxa ainda no primeiro tempo. Luan Silva descontou na segunda etapa para a Onça Pintada.
Garantido na Série A desde a semana passada, o Coritiba assegurou o seu terceiro título da Série B (conquistou 2007 e 2010) com a vitória. O Coxa chegou aos 68 pontos e ficou três à frente do Athletico. Com 36 pontos, o Amazonas volta ao Campeonato Brasileiro da Série C. Vale destacar que a Onça Pintada venceu esse torneio em 2023. Athletico, Chapecoense e Remo também garantiram vaga na Elite do futebol brasileiro nesta última rodada.
Leia mais: Memphis sofre lesão no joelho e não joga contra o Cruzeiro pelo Brasileirão
Leia mais: Neymar não treina e fica fora do jogo contra o Internacional nesta segunda, em Porto Alegre
O jogo
O primeiro tempo começou com o já rebaixado Amazonas tentando impor o seu ritmo. Isso porque daria um fim mais digno para a equipe que subiu na temporada passada e jogou dois anos a Série B. Em sua despedida, pressionou o Coritiba, que dependia apenas de um empate. Na medida em que o jogo ia acontecendo, o melhor time começou a dar as cartas. No fim do primeiro tempo, o Coxa abriu o placar: Ronier fez bela jogada pela direita e tocou na medida para Sebastián Gomes, que bateu de primeira: 1 a 0. Cinco minutos depois, Dellatorre recebeu na frente e arrumou para Iury Castilho, que bate na saída do goleiro: 2 a 0.
O segundo tempo foi um pouco mais lento devido ao forte calor na capital amazonense. Logo no início, Castrillón avançou pela direita e cruzou para Luan Silva. Este desviou do goleiro Pedro Morisco para diminuir para o Amazonas. A partir daí, o Amazonas tentou usar o clima a seu favor, mas, como dito acima, o melhor time conseguiu prevalecer na maioria dos duelos em campo. Portanto, fim de jogo e título para o Coxa na Série B do Campeonato Brasileiro.
Athletico sobe, mas fica com o vice
O único clube que ainda poderia tirar o título do Coritiba era o seu grande rival, Athletico. Mas o Furacão fez a sua parte: venceu o América-MG, na Arena da Baixada, por 1 a 0, e está de volta à Elite do futebol brasileiro. A equipe treinada por Odair Hellmann venceu com um gol de João Cruz ainda no primeiro tempo da partida.
Com o triunfo, Athletico terminou a Série B com 65 pontos e o vice-campeonato. Foram 19 vitórias, 11 empates e oito derrotas em 38 jogos. O Furacão passou boa parte do campeonato no meio da tabela. No entanto, após uma boa vitória sobre o Goiás, começou a vencer em sequência e não saiu mais do G-4. Havia internamente a intenção de tirar o título do rival, mas o acesso acabou sendo satisfatório para o clube, que caiu no Brasileirão de 2024. Ou seja, um ano depois está de volta à Elite.
Chapecoense e Remo voltam à Série A
A Chapecoense ficou com a terceira vaga na Série A do ano que vem. Depois de quatro anos longe, a Chape conquistou o seu lugar na Elite ao vencer o Atlético Goianiense, neste domingo, por 1 a 0, na Arena Condá, em Chapecó. O gol do acesso saiu no fim do primeiro tempo: Éverton foi derrubado por Guilherme Romão dentro da área. Walter Clar cobrou o pênalti com categoria e abriu o placar. A vitória, mais os tropeços de Goiás e Criciúma, colocaram a Chape de volta na primeira divisão. Com 62 pontos, a equipe de Santa Catarina terminou a Série B na terceira colocação.
Já o Remo demorou 32 anos para chegar à Série A novamente. Neste domingo, precisou virar o jogo contra o Goiás, no Mangueirão, e fazer 3 a 1 no placar final para, enfim, garantir a sua vaga. Willean Lepo abriu o placar para o Esmeraldino. Antes do fim do primeiro tempo, o artilheiro da Série B, Pedro Rocha, empatou. No segundo tempo, João Pedro marcou duas vezes para selar a vitória. O triunfo sobre o Goiás e a derrota do Criciúma garantiram o retorno do Azulino à Elite.

