Home Futebol Expulsão de Cristiano Ronaldo pode tirá-lo de parte da Copa do Mundo de 2026

Expulsão de Cristiano Ronaldo pode tirá-lo de parte da Copa do Mundo de 2026

Craque português corre risco de suspensão por agressão a jogador da Irlanda, nas Eliminatórias

Hugo Tavares
Colaborador do Torcedores
Expulsão de Cristiano Ronaldo pode tirá-lo de parte da Copa do Mundo de 2026

Cristiano Ronaldo recebeu primeira expulsão por Portugal (foto: Alamy)

Cristiano Ronaldo recebeu o primeiro cartão vermelho em sua vitoriosa passagem pela seleção de Portugal. E a punição na derrota por 2 a 0 para a Irlanda, quinta-feira (13), não apenas o impedirá de se despedir das Eliminatórias. Mas também pode atrapalhar a sua participação na última Copa do Mundo da carreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Afinal, o craque português já admitiu que a edição de 2026 do torneio nos Estados Unidos, México e Canadá é a sua última. Só que pode ter menos jogos para disputar por causa dessa expulsão nas Eliminatórias.

O risco de Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo

Ao dar uma cotovelada nas costas do zagueiro Dara O’Shea, o craque português tem grande chance de pegar uma suspensão por agressão. Caso isso ocorra, a punição estabelecida pelo capítulo 2 do Código Disciplinar da Fifa é de ao menos três partidas ou um período apropriado de tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ou seja, como Portugal, na teoria, só tem mais uma partida oficial até a Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo pode ficar fora das duas primeiras rodadas do torneio. Isso, caso a punição seja pela pena mínima. Quem decidirá será o Comitê Disciplinar da Fifa.

Vale ressaltar que amistosos não entram nessa conta. Logo, os jogos na Data Fifa de março de 2026 não servem para o cumprimento de uma possível punição.

Leia também: Ex-técnico da Espanha alerta risco de carreira de Yamal: ‘Não vai durar muito’

PUBLICIDADE

A situação de Portugal nas Eliminatórias

Outra possibilidade mais remota é o craque português ficar fora de uma eventual repescagem europeia para a Copa. Isso só aconteceria caso a seleção perca em casa para a lanterna do grupo F, a Armênia, na última rodada. Além disso, a Hungria precisaria vencer a Irlanda.

PUBLICIDADE

Líder do grupo com 10 pontos, Portugal pode até se classificar para o Mundial com um empate. Desde que os húngaros, com oito, vençam e não retirem a diferença de três gols de saldo.

A expulsão do craque português

Cristiano Ronaldo perdeu a cabeça aos 17 minutos do segundo tempo, quando sua equipe já perdia por 2 a 0. Fora do lance, ele acertou o zagueiro irlandês, que o atrapalhou em um cruzamento para a área.

Ele recebeu inicialmente apenas o cartão amarelo do árbitro. Entretanto, o VAR recomendou a revisão e a mudança da punição para expulsão.

Irritado, o jogador do Al Nassr saiu de campo aplaudindo ironicamente a decisão da arbitragem. Ele ainda discutiu com o técnico da Irlanda, Heimir Hallgrímsson.

PUBLICIDADE

“Ele me elogiou por pressionar o árbitro. Foi a ação dele em campo que lhe custou o cartão vermelho. Não teve nada a ver comigo. Talvez eu tenha entrado na cabeça dele”, disse o comandante.

Better Collective