O River do Uruguai cobra uma dívida do Grêmio pelo centroavante Arezo (Credit: Ronaldo Funari/Alamy Live News)
O Grêmio sofreu um transfer ban nesta terça-feira e, portanto, fica impedido de registrar novos jogadores por três janelas de transferências. A Fifa divulgou a punição, que passa a valer a partir desta terça (18). Conforme informações do site GE, o negócio foi pego como referência para a punição.
Contudo, a última cobrança que chegou ao Tricolor Gaúcho foi pelo empréstimo do centroavante Arezo para o Peñarol. O River Plate-URU acionou a Fifa para cobrar dívida do clube gaúcho referente a Arezo. O valor pretendido pelo clube uruguaio é de 150 mil euros, ou algo em torno dos R$ 920,2 mil.
O Grêmio atravessa muitos problemas de ordem financeira. O clube anda sem fluxo de caixa para o pagamento das contas mais urgentes. Portanto, os problemas aumentaram ainda mais depois que o patrocinador máster, a Alfa, atrasou os últimos pagamentos. Outro bloqueio de verba veio da Libra, que não quitou uma das parcelas previstas para os clubes no último mês.
Leia também: Corinthians recebe pedido de Conselho para cancelar votação de reforma do estatuto
Leia também: Craque Neto solta o verbo para jogador do Corinthians: ‘Não fazer um gol sequer?’
Nova gestão quer enxugar folha
O novo presidente do Grêmio, Odorico Roman, ainda não assumiu o cargo no clube, mas já tem a primeira missão no papel: enxugar a folha de pagamento do futebol. Isso porque o Grêmio tem hoje uma despesa de cerca de R$ 21 milhões com os jogadores. Assim, Roman já tem inclusive uma lista de nomes que vai compor a barca no fim do Campeonato Brasileiro.
Conforme informações de setoristas do futebol gaúcho, Odorico Roman pretende negociar os zagueiros Jemerson e Rodrigo Ely, o lateral João Lucas, o volante Camilo Reijers, o meia Franco Cristaldo e os atacantes Kiko Olivera, Alexander Aravena, Matías Arezo e Cristian Pavón.
Outra medida que deverá ser tomada é a permanência de Edenílson, que negociou a renovação de contrato com a gestão anterior e que deve ser concluída por Roman. Embora não faça neste momento nenhum movimento de grande impacto, é sabido que Everton Cebolinha, do Flamengo, segue no radar do Tricolor Gaúcho. Esta, inclusive, é outra negociação que teria iniciado na gestão de Alberto Guerra e seguirá com Roman.
O Grêmio ainda não garantiu os pontos necessários para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Neste momento, a equipe treinada por Mano Menezes tem 40 pontos e se encontra na 14ª colocação. Nesta quarta, a equipe encara o Vasco, na Arena, em busca dos três pontos, pela 34ª rodada do Brasileirão.

