Pablo fez quatro jogos na temporada ainda no Campeonato Carioca (Credit: AGIF/Alamy Live News)
O zagueiro do Flamengo, Pablo, de 34 anos, acertou com o São Bernardo para a próxima temporada. A equipe do ABC Paulista disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. Pablo tem contrato com o Flamengo até o fim do ano e vem treinando separado do elenco principal. O defensor não chegou a ser utilizado pelo técnico Filipe Luís.
Pablo se apresentará ao São Bernardo apenas nos primeiros dias do próximo ano. Até lá, cumprirá seu contrato com o Flamengo. Sem entrar em acordo ou encontrar um clube que arcasse com seu salário, o defensor optou por permanecer no clube apenas treinando. O contrato com a equipe paulista será válido por uma temporada, ou seja, até o fim de 2026. Caso haja consenso entre as partes, o vínculo pode ser prorrogado por mais um ano.
O zagueiro não entra em campo há quase um ano. No início da temporada, atuou em quatro partidas ao lado de jovens da base no Campeonato Carioca, enquanto o elenco principal realizava a pré-temporada sob o comando de Filipe Luís.
Leia mais: Flamengo critica VAR em Fla-Flu, dias depois de elogiar CBF por trabalho com arbitragem
Leia mais: Mourinho pede e Benfica deve buscar atacante do Grêmio
Títulos e passagem pelo Botafogo
A passagem de Pablo pelo Flamengo não foi marcante. Contratado em 2022, o zagueiro realizou 51 partidas pelo clube e conquistou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores naquele mesmo ano. Sem espaço em 2023, acabou sendo emprestado ao Botafogo em 2024.
No Alvinegro, conviveu com diversas lesões e não conseguiu ter a sequência desejada. Fez apenas um jogo, contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro. Ainda assim, participou de um elenco campeão e levantou outros dois troféus: o Brasileirão e a Copa Libertadores pelo Glorioso.
O Flamengo pagou 2,5 milhões de euros (R$ 14 milhões) para contar com o zagueiro. Além de Flamengo e Botafogo, Pablo acumula passagens por Corinthians, Bordeaux, Lokomotiv, Ponte Preta, Ceará, Grêmio, entre outros.
Santos como destino
O Santos ainda não encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro, mas já está no mercado em busca de reforços para montar o elenco de 2026. Nesta semana, o nome de Pablo apareceu na mesa do diretor de futebol santista, Alexandre Mattos. Contudo, a negociação não chegou a avançar, já que o defensor estava apalavrado com o São Bernardo — o que se confirmou nesta sexta-feira. Ainda falta a assinatura do contrato para a apresentação oficial, mas as partes já fecharam o negócio.

