Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap ( Foto Paula Reis/Flamengo)
O Flamengo foi do elogio à indignação em apenas quatro dias. O clube classificou como “um erro absurdo e grave” a não marcação de pênalti em Bruno Henrique. O lance aconteceu quando o clássico estava 2 a 0, na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, quarta-feira, no Maracanã, pelo Brasileirão.
Acusação do Flamengo contra árbitro de vídeo
Em nota publicada no fim da noite de quinta-feira (21), o principal alvo do Rubro-Negro foi o responsável pelo VAR no Fla-Flu, Wagner Reway. No entendimento do clube, ele deveria chamar o árbitro Davi de Oliveira Lacerda para revisar o contato de Thiago Silva no atacante, aos 10 minutos do segundo tempo.
“… configura quebra evidente de protocolo e foi notícia no Brasil e no exterior, arranhando mais uma vez a imagem do futebol brasileiro”, diz o clube na nota.
O Rubro-Negro ainda acusou Wagner Reway de prejudicá-lo em outras partidas.
“Não é a primeira vez que erros como este acontecem contra o Flamengo quando Reway está na cabine, o que agrava ainda mais a situação. Os áudios divulgados pela CBF deixam claro que Davi de Oliveira Lacerda, árbitro de campo que conduziu bem a partida, foi prejudicado pelo seu colega”.
Leia também: VAR vê exagero de Bruno Henrique; árbitro não será punido
No domingo, elogio à CBF
A crítica à atuação do VAR acontece poucos dias depois de a diretoria publicar uma nota em tom elogioso ao trabalho atual da CBF com a arbitragem. O movimento aconteceu no domingo (16), justamente quando o Flamengo reassumiu a liderança do Brasileirão.
Inclusive, na parte final da atual nota crítica ao VAR, o clube voltou a reconhecer avanços recentes nos esforços da CBF para qualificar a arbitragem brasileira. E afirma que “ajustes adicionais podem tornar os resultados mais consistentes nas próximas rodadas.”
Já no domingo o Flamengo valorizou “as ações promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sob a liderança do presidente Samir Xaud, para elevar o padrão da arbitragem no país”. O texto inclusive elogia a reunião dos árbitros para períodos de treinamentos intensivos, em outubro na Granja Comary, em Teresópolis (RJ),
“O clube parabeniza a diretoria da CBF, na pessoa do presidente Samir Xaud, assim como a Comissão de Arbitragem, presidida por Rodrigo Cintra, pela disposição em promover avanços concretos, elemento fundamental para o desenvolvimento contínuo do esporte” completa o texto.

