Roberto Firmino já entrou em campo 700 vezes (Imagem: Divulgação)
Nascido em Maceió (AL), Roberto Firmino completou nessa terça-feira (4) 700 jogos na carreira como futebolista profissional. O atacante, que hoje defende o Al-Sadd, do Catar, entrou pela septingentésima vez em campo no duelo contra o Al-Ahli, da Arábia Saudita, válido pela Liga dos Campeões da Ásia.
Logo após breve passagem pelas categorias de base do CRB, em sua terra natal, Roberto Firmino partiu aos 17 anos para Florianópolis (SC). Lá, atuou pelo Figueirense. Foi no clube catarinense que começou sua carreira profissional, em 2008. Após 54 jogos, transferiu-se para o Hoffenheim, da Alemanha.
Roberto Firmino permaneceu na equipe alemã de 2011 a 2015, até chamar a atenção do poderoso Liverpool, da Inglaterra. E sendo assim, não demorou para se tornar um dos principais nomes da equipe de Jurgen Klopp. Em 362 jogos pelos Reds, enfileirou títulos: Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA, Mundial de Clubes, Premier League, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra.
Novos ares para Roberto Firmino
A bela trajetória na equipe inglesa durou até 2023, quando em julho, foi para o Al-Ahli. O único título por lá veio justamente no último de seus 65 jogos, quando foi eleito não só o melhor jogador da final da Liga dos Campeões da Ásia, contra o Kawasaki Frontale, mas também o melhor jogador da competição e capitão responsável por erguer a taça.
Isso tudo até chegar ao Al-Sadd, onde está atualmente e já anotou 11 jogos. Além disso, teve a honra e a responsabilidade de defender a Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, foram 55 partidas, somando participações na Copa do Mundo de 2018 e na Copa América de 2019, na qual esteve no elenco campeão.
“É uma bênção. Fico feliz por atingir uma marca tão expressiva numa carreira de momentos maravilhosos“, comemorou Roberto Firmino, marido de Larissa e pai de quatro filhas. “Só tenho a agradecer a Deus por tudo que vivi até hoje no futebol e por ter sempre minha esposa a meu lado nessa caminhada. A família que formamos é o meu suporte. Espero que venham muitos outros jogos e que eu tenha saúde para fazer o que amo por muito tempo ainda“, completou o atacante de 34 anos.

