Saúl em treino do Flamengo em Lima, no Peru (foto: Adriano Fontes/Flamengo)
O Flamengo é a primeira experiência de Saúl fora da Espanha e da Europa. E já nos primeiros meses no Brasil ele já viverá um momento especial que é a final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), contra o Palmeiras.
Ele já disputou final continental na época em que defendia o Atlético de Madrid, mas perdeu para o rival Real. Agora, tem a chance de se tornar o segundo espanhol campeão da Libertadores, depois de Pablo Marí em 2019, também pelo Rubro-Negro.
A comparação de Saúl
E diante desse momento em que vive, o meio-campista se sente como se estivesse jogando nos grandes clubes europeus. Afinal, o Flamengo mostra grande força na América do Sul, tanto financeiramente como em campo.
“Se tivesse que compará-lo a algum clube europeu, certamente diria que Real Madrid, Manchester United (ING) ou Liverpool (ING). Talvez o mais parecido seja o Liverpool, porque tem uma torcida mais torcida mais próxima, mais calorosa, algo que o Real Madrid não tem”, afirmou ao site ‘Transfermkt’.
Leia tambem: Liverpool quer a volta de Klopp para o lugar de Arne Slot, afirma jornal
O ambiente da Libertadores
Ao vivenciar essa novo nessa experiência, o jogador espanhol também guarda com carinho um outro momento especial. Só que tem a ver com a torcida do Estudiantes e o clima que vivenciou na partida de volta das quartas de final, na Argentina.
“O que é verdade é que na Libertadores, especialmente contra o Estudiantes, vivi um ambiente maravilhoso. Para mim, que tive a sorte de jogar no Atlético de Madrid (ESP), com uma torcida que está sempre presente, a torcida do Estudiantes (ARG) me marcou muito. O jogo foi complicado, mas os torcedores foram espetaculares; mesmo depois da derrota, continuaram apoiando”, avaliou.
Se Saúl vê o Flamengo no nível dos grandes europeus e exaltou o clima da Libertadores, por outro lado não tem a mesma opinião sobre os jogos como visitante na Champions League.
“Fora de casa, na Champions, você não sente um ambiente tão incrível quanto na Libertadores”, admite.
Leia mais: Craque Neto antecipa promessa de usar tanguinha ao vivo; confira o vídeo
O atual rival do Flamengo
Ao chegar em 2025, o espanhol chama a atenção para um movimento que a cada ano ganha mais força. Ao contrário do que os torcedores se acostumaram a ver a rivalidade entre os cariocas, Saúl entende que o principal adversário é um paulista, o Palmeiras.
“Estou aqui há pouco tempo, mas a rivalidade é muito forte. O pessoal do Palmeiras fala do Flamengo e vice-versa. No momento, são os dois times mais fortes e a competição está acirrada. Disputamos o Brasileirão e a Libertadores contra eles. Espero que conquistemos os dois títulos, mas tudo ainda está em aberto”, avaliou o espanhol.

