Léo Ortiz será titular nesta quarta contra o Cruz Azul (Wagner Meier/Getty Images)
O Flamengo estreia na Copa Intercontinental de 2025 diante do Cruz Azul, do México, nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar. Para este importante duelo, Filipe Luís terá quase que força máxima para tentar chegar às semifinais. A grande novidade no time é a volta do zagueiro Léo Ortiz, que ficou fora dos confrontos decisivos do time na Copa Libertadores da América e no Brasileirão.
O zagueiro pega o lugar de Danilo, herói do time na competição continental e que foi o titular nas partidas das quais Léo ficou de fora. Agora, o jogador da Seleção Brasileira fica como opção para o segundo tempo. Outro destaque é a falta de Pedro. O centroavante ainda não está recuperado de uma lesão na coxa, que também o tirou dos principais jogos finais da temporada, e fica fora nesta quarta.
Leia mais: Estudo aponta 10 jogadores brasileiros que devem se valorizar em 2026
Leia mais: Jair Ventura e Vitória chegam a acordo por renovação para a próxima temporada
Então, o Flamengo entra em campo com a seguinte formação:
Camisa 9 tem chances remotas de jogar
Em caso de vitória do Flamengo nesta quarta-feira, a equipe já tem outro importante compromisso pela Copa Intercontinental. Trata-se do campeão africano, o Pyramids, do Egito, no próximo dia 13 (sábado). Há uma certa esperança para que Pedro retorne ao time, pelo menos para o banco de reservas. No entanto, a questão ainda é tratada com muita cautela pelo departamento médico do Flamengo.
Portanto, a Copa Intercontinental da Fifa reúne os campeões de todos os continentes em um torneio para saber quem é o campeão mundial da temporada. Então, a curiosidade é que cada jogo vale taça. Nesta quarta, Flamengo e Cruz Azul disputam as quartas de final do torneio e o Derby das Américas. O vencedor do duelo encara o Pyramids pela Challenger Cup. Já no dia 17, contra o Paris Saint-Germain, vale a taça da Copa Intercontinental.
Flamengo estreia neste novo formato
Esta é a primeira vez que o Flamengo disputa o torneio neste formato. Em 1981, a equipe venceu a sua primeira Copa Libertadores e enfrentou o Liverpool, campeão europeu, e venceu por 3 a 0. Assim, 38 anos depois, em 2019, já com um formato diferente e com o nome de Mundial de Clubes da Fifa, o Rubro-Negro venceu o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 1, na semifinal. Contudo, perdeu para o Liverpool, por 1 a 0, na prorrogação depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal.
Os campeões continentais de 2022, só se reuniram para o torneio no início de 2023. Naquela ocasião, o time carioca perdeu a semifinal para o Al-Hilal, por 3 a 2, e ficou fora da decisão. Depois, venceu o Al-Ahly, do Egito, na disputa pelo terceiro lugar, por 4 a 2.

