Ousmane Dembélé, do PSG, ficou com mais um prêmio de melhor jogador do mundo (Credit: PA Images)
O atacante Ousmane Dembélé, do PSG, foi eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best, nesta terça-feira, em Doha, no Catar. Em cerimônia para 800 convidados, realizada em Doha, no Catar, a entidade máxima do futebol consagrou o jogador da seleção francesa, que superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Mbappé, do Real Madrid, para conquistar o prêmio.
Portanto, muito emocionado, o jogador agradeceu aos companheiros e ao Paris Saint-Germain pela conquista. O jogador foi um dos pilares do time treinado por Luis Enrique na conquista da tão sonhada e inédita Champions League da temporada 2024/2025.
“Queria agradecer aos meus colegas de equipe. Foi um ano fantástico, seja individual ou coletivamente. Gostaria de agradecer, então, à minha família, que sempre me apoiou, e ao PSG, que nos deu este ano fantástico. Quero agradecer ao senhor presidente (Infantino) e espero, no ano que vem, voltar a receber este prêmio”, disse o jogador.
Dembélé, então, estará em campo nesta quarta-feira, na decisão da Copa Intercontinental contra o Flamengo. Os dois times entrarão em campo a partir das 14h, e o atacante espera ser decisivo em mais uma conquista. Na última temporada, o atacante de 28 anos fez 35 gols e 14 assistências em 53 partidas. E conquistou, além da Champions, o Campeonato Francês e a Copa da França. No feminino, o prêmio ficou com a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, pela terceira vez seguida.
O técnico Luis Enrique ficou com o prêmio de melhor treinador da temporada. Portanto, esta foi a primeira vez que o treinador espanhol conquistou o primeiro lugar na premiação. Então, ele também será rival do Flamengo nesta quarta. No futebol feminino, a melhor treinadora foi Sarina Wiegman, da seleção inglesa.
Brasileiros fora da seleção do ano
Alguns brasileiros, como Thiago Silva e Fábio, do Fluminense, Weverton, do Palmeiras, João Pedro, do Chelsea, e Raphinha, do Barcelona, concorriam ao prêmio de estar na seleção do ano da Fifa. Contudo, nenhum dos brasileiros listados entrou no plantel. Assim, não houve brasileiro contemplado nesta temporada. Veja, então, a seleção do ano: Donnarumma, Hakimi, Willian Pacho, Van Dijk, Nuno Mendes, Cole Palmer, Bellingham, Vitinha, Pedri, Lamine Yamal e Dembélé.

No futebol feminino, portanto, e sem brasileiras concorrendo, a seleção ficou da seguinte forma: Hampton, Lucy Bronze, Leah Williamson, Irene Paredes, Ona Batlle, Aitana Bonmatí, Patricia Guijarro, Claudia Pina, Alexia Putellas, Alessia Russo e Mariona Caldentey.
Confira aqui a lista de todos os vencedores:
- Melhor jogador: Ousmane Dembélé (França) – PSG
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha) – Barcelona
- Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma (Itália) – PSG/Manchester City
- Melhor goleira: Hannah Hampton (Inglaterra) – Chelsea
- Melhor técnico de time masculino: Luis Enrique (Espanha) – PSG
- Melhor técnica de time feminino: Sarina Wiegman (Holanda) – Seleção inglesa
- Prêmio Puskas: Santiago Montiel (Argentina) – Independiente
- Prêmio Marta: Lizbeth Ovalle (México) – Tigres/Orlando Pride
- Prêmio Fair Play da Fifa: Andreas Harlass-Neuking, médico do time alemão SSV Jahn Regensburg
- Prêmio dos Torcedores: a torcida do Zakho, clube do Iraque, venceu o prêmio por conta de uma ação de doações de brinquedos em uma partida do campeonato por lá.
Prêmio Fifa The Best
O Prêmio Fifa The Best premia os melhores do mundo na temporada. A Fifa se baseia na temporada europeia para analisar os concorrentes. O colégio eleitoral desta premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final. Nesta temporada, conforme informações da entidade, foram mais de 10 milhões de votos.
Leia mais: Cruzeiro prepara barca de jogadores com Bolasie e mais dois
Leia mais: Andreas Pereira rebate provocação do Flamengo

