Home DESTAQUE Federação libera Gaviões da Fiel para a semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro

Federação libera Gaviões da Fiel para a semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro

Organizada havia sido vetada dos estádios nesta semana, mas está liberada em caráter excepcional

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Federação libera Gaviões da Fiel para a semifinal da Copa do Brasil contra o Cruzeiro

A Gaviões da Fiel está liberada para a semifinal da Copa do Brasil (Foto: Willians Campos /FotoArena/Alamy Live News)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) liberou a Gaviões da Fiel a ir ao estádio neste domingo, na partida do Corinthians contra o Cruzeiro, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Mauro Silva, vice-presidente da FPF, assinou a decisão, publicada na manhã deste domingo, e ela tem caráter excepcional. Ou seja, é válida somente para este domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Considerando os termos do Ofício JECRIM nº 079/2025, datado de 13 de dezembro de 2025, expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – Juizado Especial Criminal da Capital, por meio do qual a Promotoria do Juizado Especial Criminal Central recomenda a suspensão, em caráter excepcional, da Portaria nº 214/2025, para fins de liberação do ingresso da Torcida Organizada Gaviões da Fiel na partida agendada para esta data de 14/12/2025, entre Sport Club Corinthians Paulista e o Cruzeiro Esporte Clube, válida pela Copa do Brasil 2025”, dizia um trecho da decisão.

Nesta semana, a FPF atendeu a uma recomendação da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal Central. Nela, o promotor Roberto Bacal pediu a punição em razão de uma briga entre torcedores de torcidas organizadas de São Paulo e Corinthians, na Rua Conselheiro Carrão, no bairro do Bixiga, depois do clássico disputado em 20 de novembro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, os torcedores poderiam entrar no estádio, mas sem qualquer adereço ou uniformes que identificassem a torcida.

Leia mais: Rossi projeta decisão contra o Paris Saint-Germain: ‘Ninguém nos tira o sono’
Leia mais: Vitória sobre Pyramids garante mais de R$ 20 milhões ao Flamengo

Todas as organizadas punidas

As torcidas organizadas do Corinthians passaram alguns meses sem poder entrar nos estádios. Isso porque os integrantes usaram rojões e sinalizadores na final do Campeonato Paulista, em março, contra o Palmeiras. No segundo jogo, no qual a equipe do Parque São Jorge garantiu o troféu sobre o Palmeiras. Somente no fim de outubro, portanto, a FPF liberou essas organizadas para voltarem ao estádio.

PUBLICIDADE

A liberação só ocorreu depois que representantes das torcidas organizadas se reuniram com membros do Ministério Público e do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). No entanto, depois da briga no bairro do Bixiga, somente a Gaviões da Fiel recebeu a punição. Em caso de classificação para a final da Copa do Brasil, o Timão ainda não sabe se poderá contar com a sua principal torcida dentro do estádio.

PUBLICIDADE

Corinthians e Cruzeiro entram em campo neste domingo, na Neo Química Arena, em São Paulo, para o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil. O Timão está em vantagem e pode até empatar, que vai à decisão. O Cruzeiro, por sua vez, vai precisar vencer por dois ou mais gols de diferença.

Better Collective