Filipe Luis e Flamengo ainda não acertaram a renovação de contrato (Foto: AP Photo/Hussein Sayed)
A proximidade da renovação de contrato de Filipe Luís com o Flamengo parece não existir. A expectativa era de que o contrato fosse assinado logo depois do fim do Campeonato Brasileiro. Contudo, com a disputa da Copa Intercontinental, as partes paralisaram as tratativas para voltar com força total ao fim da participação do Flamengo na competição.
Os troféus do Derby das Américas e da Challenger Cup, aliados ao bom desempenho contra o Paris Saint-Germain na decisão, deram ainda mais aditivos para as negociações. Passado o Natal, a questão financeira ainda está longe de ser resolvida. Conforme informações do site GE, Filipe Luís pediu ao Rubro-Negro um salário que o tornaria o treinador mais bem pago do país, acima de Abel Ferreira, até então o top 1 da lista. Estima-se que o português ganhe cerca de R$ 3 milhões no Palmeiras.
Contudo, o Flamengo depositou suas fichas em um valor que considera adequado, mas diferente da quantia pedida pelo treinador multicampeão. Por ora, o entrave segue sem data para resolução. Na mesa, o diretor de futebol José Boto e o empresário Jorge Mendes estão em constantes conversas. Há um entendimento de que os dois, por serem portugueses, podem aparar as arestas e concluir o negócio.
Enquanto Filipe Luís não assina a renovação, o treinador segue o seu trabalho de acompanhar de perto o planejamento do futebol para 2026. O vínculo do treinador vai até o próximo dia 31, data prevista para as partes selarem o acordo. A partir daí, o treinador passa a não ter mais contrato com o Rubro-Negro e o clube, por sua vez, ficará sem um norte no início da temporada.
Leia também: Chelsea deve investir pesado para ter Vitor Roque, diz imprensa inglesa
Flamengo já pensa em desistir do negócio
Não é somente a questão salarial que trava o negócio entre as partes. Jorge Mendes, empresário português que comanda as tratativas pelo lado do técnico, tem comissões a receber. Não está claro qual parte vai arcar com essa quantia. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, não está mais nas tratativas. Irritado, o mandatário entende que o impasse chegou ao limite e desgasta a relação. Por isso, já pensa em desistir do negócio. O impasse, portanto, abriu a brecha para o Flamengo ter um plano B e C para a temporada 2026.
É importante dizer que, em 2026, o Flamengo terá compromissos importantes já no início do ano. Em janeiro, tem a decisão da Supercopa do Brasil, contra o Corinthians. Dias depois, a estreia no Campeonato Brasileiro, onde o time defenderá o seu título. No mês seguinte, a decisão da Recopa Sul-Americana, contra o Lanús, da Argentina.
Vale destacar que as conversas pela renovação de contrato entre Flamengo e Filipe Luís se arrastam desde maio, quando o clube enviou a primeira proposta.

