Home Futebol Melhor técnico do Brasileirão, Rafael Guanaes planeja Libertadores com dicas de Filipe Luís e Tite

Melhor técnico do Brasileirão, Rafael Guanaes planeja Libertadores com dicas de Filipe Luís e Tite

Treinador do Mirassol também fará estreia na principal competição do futebol sul-americano

Luiz Gustavo Moreira
No jornalismo desde 2011, já foi setorista do Botafogo e do Fluminense pelo Lance! e depois trabalhou em assessorias de imprensa. Respira esporte desde a infância e acompanha todo tipo de competição, principalmente se for de futebol, basquete ou futebol americano.
Melhor técnico do Brasileirão, Rafael Guanaes planeja Libertadores com dicas de Filipe Luís e Tite

Técnico foi eleito o melhor do Brasileirão (Crédito: Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA/Alamy Live News)

Eleito melhor técnico do Campeonato Brasileiro na premiação oficial da CBF, Rafael Guanaes viveu uma noite especial ao coroar uma temporada histórica. Em seu primeiro trabalho na elite, o treinador comandou o Mirassol à surpreendente quarta colocação e garantiu a inédita classificação do clube para a Copa Libertadores da América, diretamente na fase de grupos. Agora, o técnico de 44 anos já mira o próximo passo: preparar o elenco para disputar sua primeira competição internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Guanaes revelou que, para chegar mais preparado ao torneio, buscou conselhos com dois dos maiores nomes do futebol brasileiro na atualidade: Tite e Filipe Luís. Segundo ele, o planejamento começou antes mesmo do fim do Brasileiro.

– Sonhei com a Libertadores durante todo o campeonato. Agora é hora de organizar tudo com calma e ouvir quem tem experiência. Conversei com o Filipe Luís e o Tite. O Filipe falou sobre não perder o foco no Brasileiro, porque retomar depois é muito difícil. Já o Tite me disse para manter nossa identidade, jogar dentro e fora do mesmo jeito – relatou o treinador.

LEIA MAIS: São Paulo faz consulta por Jemmes, do Mirassol, e valores assustam
LEIA MAIS: Internacional anuncia reformulação no futebol e ídolo deixa cargo na diretoria

A campanha no Campeonato Brasileiro superou todas as expectativas. O Mirassol iniciou 2025 com o objetivo principal de evitar o rebaixamento, mas terminou o ano entre os melhores times do país. Para Guanaes, a mudança de patamar exige ainda mais responsabilidade:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

– Entramos como caçulas e conseguimos entregar um futebol de alto nível, criar um ambiente de alto rendimento, terminar invictos em casa e manter nosso padrão de jogo. A vaga direta na Libertadores é impactante, mas o foco de 2026 precisa ser o Brasileiro. Permanecer na elite é o maior desafio. Temos que planejar com critério, respeitar o que conquistamos e entender que tudo recomeça do zero.

A trajetória de Rafael Guanaes impressiona pela persistência. Antes de chegar ao Mirassol, trabalhou em clubes como Joseense, União São João, São Carlos, Monte Azul, Votuporanguense, Athletico-PR (sub-23), Sampaio Corrêa, Tombense, Cruzeiro (como auxiliar), Novorizontino, Operário-PR e Atlético-GO. Nada, segundo ele, se compara ao que viveu no Leão.

– Não planejei ser treinador, isso foi acontecendo. Sempre fui apaixonado por futebol. Estar aqui é a realização de um sonho. Lembro de tudo que passei e conseguir chegar a este nível é um privilégio. Fizemos algo extraordinário – afirmou Guanaes, que renovou contrato até o fim de 2026.

Better Collective