Davide Ancelotti é questionado pela torcida por sua postura na beira do campo (Crédito: Vitor Silva/Botafogo)
A chegada de Davide Ancelotti ao comando técnico do Botafogo gerou dúvidas entre os torcedores. Por ser seu primeiro trabalho como treinador principal, o italiano foi alvo de críticas ao longo do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. Contudo, o desempenho do time na reta final da temporada mudou o cenário. Com a equipe em boa fase e vaga garantida na Libertadores de 2026, Davide conquistou o respaldo de John Textor, dono da SAF alvinegra, e seguirá no cargo no próximo ano.
Desempenho de Davide Ancelotti em 2025
Com contrato válido até dezembro de 2026, Davide assumiu o Botafogo após a disputa da Copa do Mundo de Clubes, substituindo o português Renato Paiva. Desde sua chegada, comandou o time em 32 partidas, acumulando 14 vitórias, 11 empates e sete derrotas, o que representa 55,2% de aproveitamento.
Mesmo reconhecendo que ainda tem pontos a evoluir, o treinador destacou a importância da experiência adquirida no futebol brasileiro:
— Tem muita coisa a melhorar, e vamos procurar fazer isso. Eu também preciso evoluir. Precisava dessa adaptação ao Brasileiro. Estou convencido de que será um ano melhor para o Botafogo — afirmou após a vitória por 4 a 2 sobre o Fortaleza, no Nilton Santos, pela última rodada do Brasileirão.
LEIA MAIS: Botafogo vai tentar permanência de Cuiabano para próxima temporada
LEIA MAIS: Botafogo faz proposta por Lucas Villalba, do Nacional, do Uruguai
Possibilidade de trabalhar com Carlo Ancelotti na Copa
Filho de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, Davide não descarta atuar como auxiliar do pai na Copa do Mundo de 2026. Entretanto, deixou claro que qualquer decisão será tomada em conjunto com a diretoria alvinegra:
— Não tenho contrato com a CBF, mas existe essa possibilidade. Vamos ver no próximo ano o que acontece. Tenho boa relação com o clube e sabemos que precisamos reforçar o elenco para sermos mais ambiciosos.
Botafogo planeja reforços para 2026
Com a permanência de Davide definida, o Botafogo já trabalha para fortalecer o elenco. O nome mais próximo é o do atacante Lucas Villalba, do Nacional-URU. Outros alvos que estão na lista da diretoria incluem:
- Felipinho (Athletico-PR)
- Johan Carbonero (Internacional)
- Lucas Barbosa (Red Bull Bragantino)
- Claudio Spinelli (Independiente del Valle)
O Botafogo terminou o Brasileirão na sexta posição, com 63 pontos, e uma vaga na fase preliminar da Libertadores. Caso Cruzeiro ou Fluminense – que terminaram na frente do Alvinegro na tabela – conquistem a Copa do Brasil, o time de Davide irá direto para a fase de grupos.

