O Mirassol fez festa em pleno gramado de São Januário após a classificação (Photo: Jorge Rodrigues/AGIF)
O Mirassol venceu o Vasco por 2 a 0 na noite desta terça-feira, em São Januário, em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. E fez história. No ano de seu centenário, a equipe do interior paulista conquistou a vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América. Com gols de Renato Marques e Carlos Eduardo, esse já no fim do jogo, o Mirassol conseguiu mais três pontos em sua primeira visita ao estádio vascaíno.
Com os três pontos, a equipe do interior paulista chegou aos 66 pontos e, portanto, não poderá mais ser alcançada nem mesmo pelo Botafogo, que é o quinto colocado. Ou seja, o Mirassol garantiu a vaga e o quarto lugar em sua primeira participação na Série A do Brasileirão. O time paulista volta a campo agora, para cumprir tabela, no próximo sábado ou domingo, contra o Flamengo. Vai depender se o Rubro-Negro conquistar o título de forma antecipada nesta quarta.
Já o Vasco voltou a mostrar os velhos problemas entre meio-campo e defesa. Contra o Inter, na última sexta-feira, esses erros não foram suficientes para evitar uma boa vitória sobre os gaúchos. No entanto, nesta noite, contra um time melhor treinado pelo técnico Rafael Guanaes, custou caro. Rayan, Coutinho, Barros e Thiago Mendes estiveram muito abaixo do que podem mostrar.
Com a derrota, o Cruz-Maltino se manteve com 45 pontos, na 11ª colocação. A equipe treinada por Fernando Diniz entra em campo no fim de semana contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, para fechar a sua participação na Série A desta temporada. Depois, tem o Fluminense pelas semifinais da Copa do Brasil.
O jogo
O primeiro tempo foi bastante equilibrado em São Januário. O Mirassol começou melhor, tentando tirar os espaços do Vasco na saída de bola, e quase conseguiu. Negueba surpreendeu Léo Jardim, que conseguiu consertar o erro. Contudo, o Vasco melhorou e conseguiu sair com perigo. Rayan teve a melhor chance do primeiro tempo. O jovem atacante acertou um belo chute de fora da área, e Walter fez grande defesa. Depois, o Mirassol melhorou e passou a dominar as ações. Léo Jardim fez boas defesas e evitou o pior no primeiro tempo.
Já na segunda etapa, então, o Vasco se lançou ao ataque. Mas os velhos erros de passe do meio-campo e ataque fizeram o time de Fernando Diniz sofrer com a boa organização do Mirassol. Aos 24 minutos, depois de um erro na saída de bola, o Mirassol armou um bom contra-ataque e abriu o placar com Renato Marques. Foi então que o Vasco se lançou ao ataque e deixou espaços na defesa. O Mirassol tentou algumas vezes e acertou nos acréscimos: em mais uma jogada rápida, Carlos Eduardo fechou o placar: 2 a 0.
Leia mais: Botafogo demonstra interesse em dupla que joga na Região Sul
Leia mais: Conmebol divulga seleção da Libertadores 2025 com sete jogadores do Flamengo

