Atacante chegou no início do ano cercado de expectativas (Crédito: Reprodução X)
A eliminação do Cruzeiro na Copa do Brasil provocou forte reação da torcida, e o principal alvo das críticas foi o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol. Revoltados com o desfecho da temporada, torcedores picharam o muro do CT Toca da Raposa 1, onde há uma pintura do jogador fazendo sua tradicional comemoração de gol. Além das pichações, o rosto do atacante foi alvo de tinta amarela, e a frase “Vai embora, lixogol” foi escrita no local, em tom de protesto.
Gabigol entrou em campo aos 46 minutos do segundo tempo, para a disputa de pênaltis contra o Corinthians, com a responsabilidade de converter uma cobrança decisiva — justamente uma de suas maiores especialidades. Se marcasse, o Cruzeiro garantiria a vaga na final. No entanto, o goleiro Hugo Souza defendeu o chute do camisa 9 e, na sequência, também pegou a cobrança de Walace, assegurando a classificação do Corinthians para a final contra o Vasco.
LEIA MAIS: Casagrande detona pênalti perdido por Gabigol contra o Corinthians: ‘Inadmissível e patético’
LEIA MAIS: Leonardo Jardim decide deixar o Cruzeiro; Tite surge como principal opção
A pintura vandalizada havia sido feita no início da temporada, quando Gabriel Barbosa chegou a Belo Horizonte cercado de expectativas. O atacante assinou contrato até o final de 2028 e passou a receber um dos maiores salários do futebol brasileiro, o que aumentou ainda mais a cobrança por desempenho. Poucas horas após a eliminação, ainda na noite de domingo, Gabigol se manifestou nas redes sociais com um pedido de desculpas à torcida.
– Não era a forma que merecíamos acabar o ano, depois de uma grande temporada. Obrigado, Nação Azul, pelo apoio incondicional. Assumo minha responsabilidade e meu erro. Tenho certeza que voltarei mais forte e sempre pronto para ajudar quando for necessário – escreveu o jogador no X, antigo Twitter.
Apesar do currículo vitorioso, Gabriel Barbosa, de 29 anos, terminou a temporada longe do protagonismo esperado. Ele passou grande parte do ano no banco de reservas e fechou 2025 com 13 gols e quatro assistências em 49 partidas, sendo apenas 23 como titular.
Gabigol não retorna com a delegação e futuro no Cruzeiro é incerto
Após a eliminação, o atacante entrou automaticamente de férias e não retornou a Belo Horizonte com a delegação, permanecendo em São Paulo, ao lado de familiares e amigos. Cabisbaixo, deixou a Neo Química Arena sem conceder entrevistas. Nos bastidores, a tendência é que Gabigol não permaneça no Cruzeiro em 2026, já que o jogador está insatisfeito com a condição de reserva e busca um clube onde possa ser titular absoluto.

