Zenit quer contratação de defensor do Cruzeiro (Crédito: Fernando Moreno/AGIF/Alamy Live News)
O Zenit, da Rússia, segue de olho no Cruzeiro em busca de reforços para a próxima temporada. Depois de tentar a contratação do atacante Kaio Jorge, artilheiro do Campeonato Brasileiro, o clube russo agora voltou suas atenções para o zagueiro Jonathan Jesus, de acordo com informações divulgadas pela ESPN. A movimentação reforça o interesse dos russos no mercado brasileiro e a valorização dos jovens atletas da Raposa.
Segundo o canal, o Zenit apresentou uma proposta de 8 milhões de euros pelo defensor de 21 anos — sendo 7 milhões fixos, divididos em duas parcelas, e 1 milhão em bônus por metas atingidas. A oferta, porém, não agradou à diretoria cruzeirense, que estabeleceu um valor mínimo de 10 milhões de euros para negociar Jonathan. O zagueiro foi contratado junto ao Ceará em junho de 2024 por cerca de 1,5 milhão de euros e tem contrato com o Cruzeiro até 30 de junho de 2029, o que fortalece a posição do clube na negociação.
LEIA MAIS: Vitor Roque admite sondagens do exterior e reforça: ‘Hoje o meu desejo é ficar’
LEIA MAIS: Corinthians mira corte de R$ 6,2 milhões na folha e coloca Talles Magno na lista de saídas
Na atual temporada, Jonathan Jesus começou como titular, mas perdeu espaço com a consolidação da dupla Fabrício Bruno e Villalba. Mesmo assim, manteve papel importante no elenco, sendo o reserva imediato e participando de 29 jogos, com um gol marcado e uma assistência. Seu potencial, idade e tempo de contrato tornam o jogador um ativo valioso para a SAF cruzeirense.
O interesse do Zenit em Jonathan acontece pouco depois da tentativa de contratar Kaio Jorge, que recusou a ideia de atuar no futebol russo. O clube estaria disposto a oferecer até 30 milhões de euros, mas a proposta sequer chegou ao presidente da SAF, Pedro Lourenço, já que o atacante deixou claro que só aceita se transferir para um dos grandes centros do futebol europeu — como Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha ou França. Kaio busca se manter competitivo para continuar na mira de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, visando a Copa de 2026 e o projeto para o Mundial de 2030.
Atualmente, o Zenit conta com sete jogadores brasileiros em seu elenco: Nino, Mantuan, Douglas Santos, Gerson, Wendel, Pedro e Luiz Henrique.

