Abel Ferreira esteve cotado para assumir o Chelsea (Crédito: AP Photo/Andre Penner)
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, esteve cotado para assumir o Chelsea, da Inglaterra, após a demissão de Enzo Maresca do comando técnico da equipe nesta semana. Conforme informações do site da ESPN, o português estava na lista da direção do clube como possíveis técnicos dos Blues para os próximos anos. Entre as coisas que pesavam a favor de Abel, os recentes confrontos contra os Blues.
Em 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira enfrentou o Chelsea na decisão do Mundial de Clubes, no Catar. O equilíbrio do jogo, decidido apenas em uma penalidade máxima na prorrogação a favor dos ingleses, arrancou muitos elogios ao Verdão na Europa. Recentemente, os dois times se encontraram novamente, desta vez na Copa do Mundo de Clubes. Mais uma vez, o Chelsea levou vantagem e venceu.
Logo depois do confronto, Abel Ferreira revelou uma conversa com Enzo Maresca, na qual o treinador do Chelsea elogiava muito as equipes brasileiras em geral. Além disso, pediu informações sobre Estêvão, que se apresentaria ao Chelsea semanas depois. Assim, o nome do português, com muita entrada no clube inglês, circulou pelas conversas dos dirigentes como possível candidato ao cargo.
Enzo Maresca conquistou a Conference League com o Chelsea, além da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos EUA, no meio do ano. Mesmo assim, por divergências com os dirigentes ingleses, acabou demitido no último dia 1º de janeiro.
Leia também: Martín Anselmi chega ao Rio para assumir o Botafogo: ‘Nossa equipe vai atacar’
‘Prata da casa’ escolhido
O Chelsea agiu rápido nos bastidores para contratar um novo treinador. Nesta mesma lista na qual Abel constava, outro nome aparecia como bem cotado: Francesco Frioli, do Porto, de Portugal. No entanto, a escolha ficou por um treinador de dentro do clube, o chamado ‘prata da casa’: Liam Rosenior, atualmente no Strasbourg, da França. Liam tem 42 anos e está em sua segunda experiência como treinador. Vale destacar que este clube da França foi adquirido em 2023 pela empresa de Todd Boehly, que é dono do Chelsea.
Portanto, querendo uma solução rápida, que tenha conhecimento interno do clube inglês, os dirigentes dos Blues optaram por Rosenior. A torcida ainda espera o anúncio oficial. Enquanto isso não ocorre, o Chelsea tem um importante desafio neste domingo: Manchester City, pela Premier League, em Manchester. Neste momento, o Chelsea é o quinto colocado na competição, com 30 pontos, 15 atrás do Arsenal, líder, com 45.

