Home DESTAQUE Real Madrid anuncia a demissão do técnico Xabi Alonso; Arbeloa assume a equipe

Real Madrid anuncia a demissão do técnico Xabi Alonso; Arbeloa assume a equipe

Clube merengue havia contratado o espanhol no início da temporada para substituir Carlo Ancelotti

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Real Madrid anuncia a demissão do técnico Xabi Alonso; Arbeloa assume a equipe

Xabi Alonso deixou o comando do Real Madrid (foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

O Real Madrid anunciou, na tarde desta segunda-feira, a demissão do técnico Xabi Alonso do comando da equipe. O treinador havia chegado no início da temporada para substituir o italiano Carlo Ancelotti. O clube agiu rápido e efetivou Álvaro Arbeloa, ex-lateral que comandava o Real Madrid Castilla.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Xabi Alonso não resistiu a mais uma derrota para o Barcelona no El Clásico. Desta vez, o revés veio na decisão da Supercopa, na tarde do último domingo, na Arábia Saudita. O time catalão venceu por 3 a 2 e levou o bicampeonato da competição. Conforme o comunicado do clube, foi uma decisão mútua.

“O Real Madrid anuncia que, em comum acordo entre o clube e Xabi Alonso, foi decidido encerrar seu ciclo como treinador da equipe principal. Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todos os torcedores do Real Madrid, pois ele é uma lenda do clube e sempre representou os valores do Real Madrid”, diz um trecho do comunicado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Novo comandante, Arbeloa, tem 42 anos, e desde 2020 comanda as divisões de base do Real. O ex-lateral teve sucesso com os meninos dos times infantis e juvenis, ganhando títulos e prestígio. Assim, chegou ao comando do time B do Real Madrid. Arbeloa jogou sete temporadas pelo clube da capital espanhola.

Questionado pela torcida e pelo time

Xabi Alonso vinha recebendo críticas pelo estilo de jogo do time. Passou a ser constantemente questionado pela torcida e por dirigentes. A sua situação ficou insustentável depois da derrota deste domingo, mais uma para o Barcelona.

O treinador deixa o Real Madrid depois de 34 partidas, com 24 vitórias, seis derrotas e quatro empates. com 72 gols marcados e 38 sofridos. Neste momento, o clube da capital espanhola ocupa a segunda colocação do Campeonato Espanhol, com 45 pontos, quatro a menos que o líder Barça.

PUBLICIDADE

Leia também: Raphinha brilha, faz dois gols e Barcelona conquista Supercopa da Espanha

PUBLICIDADE

Problemas com brasileiros

Xabi Alonso chamou a atenção desde o início de seus trabalhos no Real Madrid pela falta de admiração pelos brasileiros. Embora Rodrygo tenha recuperado prestígio nos últimos jogos, o atacante ficou um longo período sem conseguir performar ou até mesmo entrar em campo.

Com Endrick, a situação chegou até o limite. Sem chances com o treinador, que o colocou apenas em dois jogos na temporada, a joia ex-Palmeiras pediu para se transferir por empréstimo ao Lyon, da França. O atacante fez a sua estreia no último domingo e marcou o seu primeiro gol na equipe francesa.

No entanto, com Vinicius Junior o caso se tornou público. No jogo contra o Barcelona, pela LaLiga, o jogador não gostou de sair naquela partida. Ao tirar o astro brasileiro, Xabi Alonso viu Vini reclamar e o xingar. A polêmica se estendeu durante toda aquela semana, até Vini se desculpar em suas redes sociais.

Vale destacar ainda que o camisa 7 do Real Madrid ficou 19 jogos sem marcar e quebrou o jejum no último domingo, contra o Barcelona, o último sob o comando do espanhol.

PUBLICIDADE

Better Collective