Santos planeja saídas no elenco após resultados ruins
Peixe está ameaçado de rebaixamento no Campeonato Paulista
Alexandre Mattos é dirigente do Santos. Foto: De Souza/AGIF Credit: AGIF/Alamy Live News
A diretoria do Santos projeta mudanças no elenco em meio à má fase vivida pela equipe neste início de temporada. O time comandado por Juan Pablo Vojvoda venceu apenas um dos sete jogos disputados em 2026 até o momento, cenário que aumentou a pressão sobre o planejamento esportivo adotado pelo clube.
Diante disso, a cúpula santista passou a avaliar possíveis saídas como forma de readequar o elenco, qualificar o grupo e, ao mesmo tempo, reduzir custos.
Leia também: Gabigol critica time do Santos.
Jogadores podem deixar o clube nos próximos dias
Entre os atletas cotados para deixar o Santos estão o zagueiro Alexis Duarte e os atacantes Billal Brahimi e Gustavo Caballero. No caso de Caballero, a negociação está mais avançada. Conforme apurado, o atacante tem tratativas encaminhadas para defender o Portsmouth, da Inglaterra.
Após a derrota por 2 a 0 para o São Paulo, no último sábado (31), o diretor de futebol Alexandre Mattos comentou o cenário e adotou um discurso cauteloso sobre possíveis liberações.
“Não falo em liberar (os jogadores), pois eles estão treinando, estão à disposição, poderiam estar aqui (relacionados) se a comissão técnica optasse. Tem alguns jogadores, como esses e outros, que podem permanecer ou não. Mas vai de acordo se o Santos achar interessante ou não”, afirmou o dirigente.
Propostas do exterior são avaliadas com cautela
Além das saídas em análise, alguns atletas despertaram interesse de clubes do exterior nos últimos dias. No entanto, a diretoria do Santos optou por não avançar nas negociações. Entre os casos estão o goleiro Gabriel Brazão e o lateral-direito JP Chermont.
Chermont, inclusive, não vem sendo utilizado por Juan Pablo Vojvoda. Ainda assim, a avaliação interna foi pela permanência do jogador neste momento.
“Recebemos proposta de empréstimo da Holanda (Ajax) e do Braga, de Portugal, também. Achamos melhor não dar sequência. É um jogador que a gente… ele ainda pode se desenvolver aqui dentro. Era um risco muito grande ficar quatro, cinco meses lá e voltar. Ele está aqui, à disposição, pode ter oportunidade”, explicou Mattos.
Santos segue atento ao mercado, apesar das limitações financeiras
Mesmo com restrições financeiras, o Santos segue atento ao mercado da bola. Nesta janela de transferências, o clube já acertou as contratações de Gabigol, Gabriel Menino e Rony. A diretoria entende que o setor ofensivo ainda é prioridade para reforços.
Assim, as movimentações no elenco seguem sendo analisadas caso a caso, sempre levando em consideração o impacto esportivo e financeiro.
Próximos compromissos e situação no Estadual
O Santos volta a enfrentar o São Paulo nesta quarta-feira (4), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Já pelo Campeonato Paulista, o Peixe encara o Noroeste fora de casa, no próximo domingo (8). Com a derrota para o Tricolor, o Santos caiu para a 12ª posição do Estadual, com seis pontos, apenas dois a mais que a zona de rebaixamento.

