Rafael Dudamel foi apresentado de forma oficial no Atlético-MG nesta quarta-feira (8). O venezuelano chega com grande expectativa da torcida e expôs de imediato seu estilo exigente, além de cravar que ‘veio para ganhar’ e pedir tempo para trabalhar.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O treinador @rafaeldudamel é apresentado à imprensa pelo diretor de futebol do Atlético, Rui Costa.
Assista a entrevista coletiva: https://t.co/YrCcyfJ8wY pic.twitter.com/9riM0tVMti
— Atlético (@Atletico) January 8, 2020
“Minha mensagem para o torcedor é que o Dudamel veio para ganhar. Como vamos ganhar? Tempo. O tempo para alcançar os triunfos depende da razão, não da emoção. Há exemplos muito próximos que o dinheiro não é melhor opção para ganhar o triunfo. Muitas vezes, com muito dinheiro, alcançamos o triunfo, mas são alegrias curtas, logo a instituição tem um vazio muito grande. Nesse curto tempo, o Atlético viveu de muitas alegrias e, hoje, tem uma estrutura fantástica que o jogador deve desfrutar e valorizar para se entusiasmar a dar valor ao clube. O jogador deve mostrar a melhor maneira de triunfar porque se não a porta está aberta e ai teremos que mudar de lugar.”
Com 47 anos, Dudamel vem de um ótimo trabalho pelas categorias de base da Venezuela e seleção principal. Ele enfatizou que seu trabalho é marcado pela disciplina e declarou que o “estresse” é o natural em trabalho em grandes clubes.
“Chegar ao futebol brasileiro será um experiência diferente, mas os jogadores, os treinadores de alta competência, vivemos todos os dias o estresse, a exigência. O jogador, o treinador que não compreender e aceitar a intensidade do trabalho não pode estar na alta competência, não pode ser top. Nosso habitat natural é o estresse. Há alguns dias quando desfrutamos ou somos felizes. Quando estamos em casa, uma semana que estou de férias em casa, minha esposa me expulsa, porque vou à loucura e penso no futebol o tempo todo, ela fala: tchau, vai trabalhar. Precisamos desse estresse.”
Vagner Mancini deixou o cargo em dezembro e desde então a diretoria começou a procurar um novo treinador. Após desistir de Jorge Sampaoli, o Atlético-MG teve Rafael Dudamel como alvo para comandar a equipe em 2020.
“Ânsia pela vitória”
“Falo que teremos muito trabalho pela frente. Isso é fundamental. Mas o mais importante de todos é que o talento do nosso plantel é poder recuperar a ânsia pelo triunfo, que os jogadores que chegarem ao Atlético, tenham a ânsia de defender a camisa do Atlético. Se não tivermos isso, nem Dudamel, nem ninguém estará tranquilo no Atlético. Por isso, os trabalhos de campo serão fundamentais para preparar a equipe. Mas o mais importante é que os jogadores sintam o desejo de ganhar pelo Atlético.”
Contratações
“Temos conversado com Rui, algumas posições pontuais, não queremos dar nomes, porque ainda há algumas negociações a serem abertas. Na construção da equipe, o mais importante é a paciência para escolhermos os melhores jogadores.”
Categoria de base
“Vamos estar observando permanentemente o trabalho, a evolução dos mais jovens, vão ter muito espaço na primeira equipe, mas precisam ter méritos para isso. Hoje, os jogadores jovens ganham muito dinheiro, e a formação não é a correta. Nem tudo é dinheiro na vida. Os jogadores do Atlético tem que sair para a Europa com a formação correta para não ter que voltar pronto. Vamos tê-los muito perto para trabalhar com os mais experientes, mas os jogadores jovens precisam trabalhar o triplo dos consagrados. Eles precisam sonhar todos os dias em alcançar o profissional.”
Estrutura do Atlético-MG
“Temos metas muito bem marcadas, muito definidas e para isso teremos que trabalhar com muita intensidade. Como disse Rui, pelo menos por dois anos vamos estar aqui na casa do Atlético, desfrutando, aproveitando todo esse maravilhoso espaço que tem o clube, tem uma estrutura fantástica, e nós vamos aproveitar o máximo possível. Sabemos a dimensão de chegar ao Atlético e por isso nos sentimos muitos preparados, vamos ser felizes no trabalho e em cada partida buscaremos dar a maior satisfação ao clube e a nossa torcida.”
Treinadores brasileiros estão ultrapassados?
“É uma falta de respeito da minha parte, respeitando a opinião dos outros, dizer que os treinadores brasileiros estão atrasados. O Brasil tem o melhor futebol do mundo. Estou seguro que todo o tempo devemos nos atualizar, crescer e a chegada de treinadores estrangeiros não significa que os técnicos brasileiros estão atrasados; são mudanças, ciclos que geram as maiores competências. Os técnicos brasileiros ganharam muitas Copas do Mundo, a nível de seleção, dos clubes e isso não podemos duvidar. O importante é que tomemos a chegada dos treinadores estrangeiros como uma mudança sempre boa.”
? #TVGALOAOVIVO! Fala, Dudamel! Confira a apresentação do técnico @rafaeldudamel, ao vivo, direto da Cidade do #Galo. https://t.co/G7Jd1Thl6y
— Atlético (@Atletico) January 8, 2020
LEIA MAIS:
Atlético-MG busca contratação de Jean Lucas por empréstimo, diz jornal

