Home Futebol Surfista espanhol é morto nas Filipinas em operação anti-drogas

Surfista espanhol é morto nas Filipinas em operação anti-drogas

Diego Bello Lafuente, de 32 anos, acabou morto pela polícia do país acusado de ser traficante

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

O surfista espanhol Diego Bello Lafuente foi porto pela polícia das Filipinas em uma operação anti-drogas. A alegação é que ele era traficante de drogas e estava levando mais de 10 gramas de cocaína, quantidade acima da permitida no país, e 30 mil pesos (R$2.417,36). As informações são da Agência EFE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o porta-voz da Polícia Regional de Surigão do Norte, ilha localizada a 800 km do sudeste da capital do país, Manila, foi uma operação de legítima defesa, pois quem começou atirando foi o próprio Bello.

O chefe da polícia da estação de Polícia da província General Luna, o capitão Wise Vicente Panuelos, a Agência de Controle de Drogas das Filipinas e o Batalhão Regional de Força Móvel, colocaram uma equipe em busca de Diego na manhã da última quarta-feira em sua residência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Logo depois de estar com as drogas e com o dinheiro, percebeu que os policiais cercavam a sua casa e sacou a sua arma calibre .45 e começou a disparar”, disse Panuelos a MindaNews, site de notícias local. Depois do tiroteio, foram encontradas mais 15 gramas de cocaína.

Você conhece o canal do Torcedores no YoutubeClique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A embaixada da Espanha no país está dando o apoio necessário. De acordo com os policiais, Lafuente não possuía antecedentes criminais. Ele vivia há dois anos em Siargão e tinha negócios ligados ao turismo. Entre eles, o hotel “The White House”, ou seja, “A Casa Branca”.

PUBLICIDADE

De acordo com o portal El Correo Gallego, familiares mais próximos negam envolvimento do surfista com o tráfico.

PUBLICIDADE

Repúdio à morte nas Filipinas

Organizações de Direitos Humanos repudiaram a ação feita pela polícia local. Elas alegam que houve falsificação de provas para justificar ações de combate às drogas nas Filipinas. Essas ações se intensificaram nos últimos três anos após eleição do presidente Rodrigo Duterte, conhecido por ações duras contra drogas.

O clube espanhol Deportivo La Coruña lamentou a morte de Diego nas redes sociais, declarando: “Jogador da base entre os anos de 2001 e 2003. E a imagem da campanha da temporada de 2017/18, com os dizeres: “#Deportivista com todas as letras e homem do mar”.

LEIA MAIS
PAULO PELAIPE É DESLIGADO DO FLAMENGO E DECISÃO ESCANCARA CRISE INTERNA NO CLUBE

JAMIE CHADWICK RENOVA CONTRATO COM A WILLIAMS

PUBLICIDADE
Better Collective