Home Games Coronavírus: Torneios de esport são afetados em função da epidemia

Coronavírus: Torneios de esport são afetados em função da epidemia

Diversas competições já foram adiadas devido à epidemia de coronavírus

Filipe Carbone
Colaborador do Torcedores.com.

A epidemia de coronavírus que atingiu parte da China, Ásia e que começa a se espalhar por outros países do mundo tem sido destaque nos principais jornais. Apesar de parecer distante de toda essa confusão, o cenário dos esportes eletrônicos também vem sofrendo com as consequências do surto.

PUBLICIDADE

Conhece os ícones e heróis do esporte eletrônico brasileiro? Pesquisa revela quem são! Clique aqui para saber

Com mais de 8,1 mil pessoas contaminadas pela doença e cerca de 170 mortes registradas, segundo o site Exame, a epidemia parece chegar cada vez mais perto do Brasil, que já registrou nove casos suspeitos de coronavírus. Com o objetivo de não colocar o público e os jogadores em risco de contaminação, organizações de torneios de esport adiaram diversos eventos, incluindo um que seria realizado no Rio de Janeiro no dia 14 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Além de Counter-Strike, outros torneios de esport já foram suspensos pelas respectivas organizações em função do coronavírus. Entre eles League of Legends, Overwatch League e até mesmo um campeonato de vídeogame de Pokémon que seria realizado na China.

As finais do classificatório para a WESG de Counter-Strike: Global Offensive estavam previstas para acontecer na capital carioca, mas acabaram sendo adiadas. Isso porque a grande final do torneio, que seria realizado na China, também ficou sem data para acontecer em função da epidemia de coronavírus. Antes, as finais do classificatório Ásia-Pacífico já haviam sido suspensas pela organização.

League of Legends afetado

No entanto, não foi apenas competições de Counter-Strike que foram afetadas pelo surto. No último domingo (26), a organização da League of Legends League (LPL), o Campeonato Chinês do MOBA da Riot, também teve a rodada adiada. As partidas aconteceriam no fim de semana, mas acabaram sendo adiadas.


Adiamento da LPL foi feita pela própria desenvolvedora de LoL. (Divulgação/Riot Games)

O anúncio da LPL foi feita por meio das redes sociais quando as equipes ainda se preparavam para iniciar a segunda semana do campeonato de LoL. De acordo com a organização, as partidas foram adiadas para “garantir a segurança e a saúde de nossos jogadores e fãs”. Além disso, pediram desculpa por terem tomado a decisão.

PUBLICIDADE

“Para nossos fãs, pedimos sinceras desculpas pelo ocorrido e compartilharemos toda e qualquer informação o mais rápido possível. Fique seguro e obrigado a todos pelo apoio”, disse o comunicado.

Outra liga profissional de League of Legends que teve o início afetado foi a Pacific Championship Series (PCS). O torneio que será disputado entre 10 equipes de Taiwan, Hong Kong, Macau e outros países do Sudeste Asiático, teria início no próximo dia 8 de fevereiro.

O anúncio foi em declaração publicada na página da PCS no Facebook: “À luz do novo surto de coronavírus e seu desenvolvimento em nossa região, decidimos adiar o início do PCS no interesse da segurança e bem-estar de nossos jogadores e equipes. Entre outras considerações, vários membros da equipe operacional e da(s) equipe(s) foram afetados pelas restrições de viagem implementadas para mitigar a propagação do vírus.”

Afetada de forma menos severa, a League of Legends Champions Korea (LCK) teve sua data de início mantida, dia 5 de fevereiro, mas não haverá presença de público na primeira etapa da liga coreana.

PUBLICIDADE

Blizzad se pronuncia sobre Overwatch League da China


Partidas de fevereiro e março foram adiadas. (Divulgação/Blizzard)

Última empresa da indústria dos games a se pronunciar sobre o assunto, a Blizzard veio a público nesta quinta-feira (30) para informar sobre os adiamentos na Overwatch League da China. Além de diversos eventos que iriam marcar o início da temporada, todas as partidas que aconteceriam nos meses de fevereiro e março foram canceladas.

Contudo, mesmo após adiar as partidas a Blizzard afirmou que todos os jogos serão realizados ainda esse ano. No entanto, não deu um prazo para isso acontecer, dando a entender que dependerá até quando a epidemia de coronavírus vai se estender no país.

“Nós decidimos cancelar nossas partidas de fevereiro e março na China para proteger a saúde a segurança de nossos jogadores, fãs e de nossa equipe. Esperamos que os fãs tenham um Ano Novo Lunar seguro, e nos mantemos incrivelmente empolgados para jogar as partidas da Overwatch League na China posteriormente nesta temporada”, diz o comunicado.

Campeonato de Pokémon adiado

Nem os torneios dos monstrinhos escaparam da epidemia do vírus no país. Previsto para acontecer na segunda-feira (2), um campeonato de videogame de Pokémon também foi adiado pela organização em função da doença. A organização do torneio chegou a pedir para os participantes irem de máscara e avisarem se sentissem algum mal estar, mas acabou cancelando o torneio no dia seguinte.

PUBLICIDADE

“Olá jogadores! Para proteger os Pokémon na região, o evento Pokémon Video Game Championship inicialmente marcado para 2 de fevereiro será cancelado. Pedimos desculpas por isso. O evento do dia 9 deve continuar como o de costume”, revelou a página na rede social.

*Vinicius Matheus colaborou com a matéria.

LEIA MAIS

Faming Simulator 19 está gratuito na Epic Games Store

PUBLICIDADE

Novo The Sims pode estar em desenvolvimento pela Electronic Arts