Home Futebol Secretário-geral da CBF diz modelo de fair play financeiro semelhante ao que impôs punição ao City será implementado no Brasil

Secretário-geral da CBF diz modelo de fair play financeiro semelhante ao que impôs punição ao City será implementado no Brasil

A ideia da CBF, a princípio, não prevê o banimento de nenhum clube brasileiro, mas defende punições severas as equipes que descumprirem as normas

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, afirmou nesta terça-feira (18), em Brasília, que a entidade irá implementar um modelo de fair play financeiro inspirado no que já existe na Europa e causou o banimento do Manchester City por dois anos de qualquer competição europeia, será implementado na elite do futebol brasileiro ainda neste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“É um mecanismo que exige profissionalização gradativa chegando à máxima na estrutura de funcionamento no futebol, e aqueles que não seguirem rigidamente essas normas serão punidos. Primeira fase de maneira educativa, orientadora, mas depois com punições, chegando até a perder pontos”, explicou Feldman.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O secretário-geral da CBF esclareceu, porém, que pelo menos a princípio, o modelo de fair play financeiro brasileiro não prevê o banimento dos clubes que descumprirem as normas, como aconteceu com Manchester City. “Não temos ainda o sistema da Uefa, mas temos punições severas para ensinar ao futebol brasileiro que tudo tem de ser feito da maneira correta”.

Segundo o Diretor de Registro e Transferência da CBF e também ex-jogador, Reynaldo Buzzoni, de acordo com a publicação do Globoesporte.com, a ideia do modelo de fair play financeiro para o Brasil será apresentada para representantes dos clubes em um congresso técnico que está marcado para a próxima semana.

A CBF contratou o consultor e economista Cesar Grafietti, responsável pelos estudo dos possíveis cenários,para desenha o modelo do Brasil, que tem a ideia de implementar uma norma inspirada no formato europeu, mas alinhada e adequada à realidade do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
Better Collective