Home Torcedoras Liderança, um esporte feminino: série destaca grandes personagens em homenagem ao Dia da Mulher

Liderança, um esporte feminino: série destaca grandes personagens em homenagem ao Dia da Mulher

Torcedores e Papo de Mina vão contar seis histórias de mulheres que lutam e conquistaram espaço no topo do esporte

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!

Redação do Papo de Mina

O Torcedores e o Papo de Mina acreditam que a mulher tem um papel importante em todos os ambientes, principalmente no esporte. Pensando nisso, lançam em parceria a série “Liderança, um esporte feminino”, para destacar seis personagens que ocupam ou já ocuparam cargos que, por muito tempo, pertenceram apenas aos homens.

PUBLICIDADE

Nesta semana, até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos conhecer as histórias de mulheres que lutam contra o preconceito e pelo espaço no ambiente esportivo.

Abaixo você encontra todos os conteúdos, incluindo a revista para o Instagram e o primeiro episódio do podcast.

PUBLICIDADE

Siga o Papo de Mina no Twitter e no Instagram
Curta no 
Facebook

https://www.instagram.com/p/B9eNTShnYnY/?utm_source=ig_web_copy_link

A agradável delegada

O primeiro perfil é o da paranaense Valesca de Araújo, 47 anos. Formada em Educação Física e especializada em Pedagica do Esporte, Val faz parte de um seleto grupo de Delegados de partidas da Conmebol. Apenas três mulheres  ocupam o cargo máximo em nome da entidade, trabalhando em jogos da Copa Libertadores e Sul-americana.

Gêmeas driblam preconceito e presidem time feminino em Brasília

As gêmeas Nayara e Nayeri Albuquerque fazem parte de uma minoria nas estatísticas. Elas fundaram e presidem, desde 2012, um clube de futebol feminino. As irmãs revelaram como lidam com o preconceito e os olhares tortos, a importância do apoio da família e como enxergam o crescimento do futebol feminino no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

Torcedora ocupou presidência de clube aos 25 anos 

Formada em administração de empresas, Rafaela Escalante foi das arquibancadas à cadeira da presidência do Plácido de Castro Futebol Club, com apenas 25 anos. Em 2016, o time – que leva o nome da cidade acreana de apenas 19 mil habitantes – passava por dificuldades financeiras. Rafaela aceitou o desafio e recuperou a credibilidade. Tudo isso em apenas dois anos e meio.

Aline Pellegrino é referência do campo aos bastidores

Referência no futebol feminino e esporte brasileiro, a ex-zagueira Aline Pellegrino foi de capitã da seleção brasileira a Diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol, um exemplo de liderança feminina que vai do campo aos bastidores. Em conversa exclusiva com o Papo de Mina, Pellegrino falou sobre representatividade, busca pela equidade de gênero e a importância de mulheres fortalecerem umas às outras na luta por tabus que ainda não foram quebrados.

treinadora tem mais de 100 títulos no basquete masculino

Thelma Tavernari construiu sua carreira no renomado Esporte Clube Pinheiros, que tem tradição na formação de atletas para o basquete nacional. À frente da categoria de base masculina, a treinadora foi vencedora de praticamente tudo o que disputou, construindo uma carreira sólida, ganhando o respeito dos homens e superando o preconceito.

Presidente do Banfield tem militância como base em sua política no futebol

Primeira mulher a ocupar a presidência de um clube da elite argentina, Lucía Barbuto caminhou contra todas as estatísticas até chegar ao cargo mais alto no C.A. Banfield, em 2019. Obstetra de formação, a dirigente começou a se envolver com a política do clube desde cedo pela paixão herdada da família, e nunca abriu mão da militância feminista em sua trajetória.

PUBLICIDADE

Leia mais

Stefany Krebs superou preconceito e sonha em ser exemplo de inclusão