Home Extracampo 10 pegadinhas de 1º de abril no mundo dos esportes

10 pegadinhas de 1º de abril no mundo dos esportes

Ao redor do planeta, inúmeros países denominaram o dia 1º de abril como sendo o ‘Dia da Mentira’. A tradição, que remete ao século XVI (16) na França, é caracterizada por ser as 24 horas das mentiras, piadas e de pregar peças, além de gerar boas brincadeiras em âmbito mundial. E por falar nisso, o mundo dos esportes, assim como tantos outros, também ‘entrou na onda’ da tradição no decorrer dos anos.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

O dia mundial de contar mentiras e piadas, pregar peças e gerar boas brincadeiras não deixou isento o âmbito esportivo

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De Ronaldinho Gaúcho no São Bento ao Corinthians campeão da Libertadores antes de 2012, confira abaixo 10 pegadinhas de 1º de abril no mundo dos esportes:

Portugal vende Cristiano Ronaldo para a Espanha

Em 2011, o jornal britânico “The Independent” noticiou um fato curioso: Portugal vendera Cristiano Ronaldo à Espanha. Na época o país luso vivia uma intensa crise financeira. Aliás, estimava-se que o saldo devedor era de 12 bilhões de euros. Segundo o diário, numa óbvia brincadeira, a venda do craque português ajudaria no pagamento da dívida. Para os curiosos, o valor da pseudotransferência foi de 160 milhões de euros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ronaldinho Gaúcho no São Bento de Sorocaba

Acredite! Quer dizer, não acredite. Ronaldinho Gaúcho jamais vestiu profissionalmente a camisa do São Bento, clube de Sorocaba, interior de São Paulo. A brincadeira de tal fato acabou sendo feita pelo jornal local “Cruzeiro do Sul“. De acordo com a manchete, o ‘Bruxo’ chegaria para auxiliar a equipe na campanha da Libertadores de 2000. A pegadinha aconteceu numa edição de 1999.

Lewis Hamilton deixa a McLaren e acerta com a Brawn

No ano de 2009, o site inglês “F1live.com” aproveitou o 1º de abril para informar de maneira falsa a saída de Lewis Hamilton da McLaren e o acerto com a Brawn. Mas, como quase tudo nesse dia, o fato não passou de uma grande brincadeira.

O Arsenal e a bola para canhotos

O clube londrino levou bem a sério a ideia de pregar peças, tanto que em 2006 surpreendeu a todos com um objeto ‘diferente’. Juntamente com a Puma, os Gunners anunciaram por meio do seu site e das redes sociais uma bola para canhotos. Inclusive, a informação contava com detalhes do produto: rotação em 180º do material no centro da redonda e inserção de espuma resistente do lado esquerdo dela. Não bastasse tamanha presepada, um vídeo foi criado e postado junto com os detalhes da “nova bola”. Veja abaixo:

PUBLICIDADE

Neymar no Real Madrid, Kaká no Santos

Na temporada de 2011, Neymar alçava grandes voos com a camisa do Santos. O talento dentro das quatro linhas acabou chamando a atenção de clubes poderosos da Europa. E, segundo o “Mundo Deportivo“, jornal catalão, o Real Madrid teria cogitado vencer a concorrência do Barcelona, àquela altura a equipe mais próxima de contratar o prodígio brasileiro, incluindo o meia Kaká, encostado nos merengues, na negociação.

PUBLICIDADE

A matéria do periódico da Catalunha, especializado na cobertura do Barça, aconteceu justamente no dia 1º de abril e gerou controvérsias no mundo da bola. Isso porque em países de língua espanhola o ‘Dia da Mentira’ tradicionalmente ocorre em outra data: 28 de dezembro. Então, havia a possibilidade de não ser uma pegadinha catalã direcionada ao grande rival do Barcelona e, sim, de fato, uma informação concreta da corrida pela contratação de Neymar. Porém, os rumos que a história tomou nos indicam a natureza suspeita da notícia.

Chapecoense x Leicester City

A exemplo da bola para canhotos do Arsenal, o possível duelo entre Chapecoense x Leicester City foi proposto em 2016. Via redes sociais, a equipe catarinense informou que enfrentaria a sensação inglesa da época, o que não ocorreu, pois se tratava de uma pegadinha de 1º de abril. Vale ressaltar que o Leicester conquistou a Premier League daquele ano.

Corinthians campeão da Libertadores antes de 2012

No ‘Dia da Mentira’ de 2011, o programa esportivo diário “Globo Esporte“, da TV Globo, resolveu brincar sobre um título até então inédito na história do Corinthians: a Libertadores. Antes do final da edição de 1º de abril, um vídeo sobre a suposta conquista da competição pela equipe alvinegra foi ao ar arrancando risos de rivais e fúria dos corintianos. Confira:

Porém, cabe dizer que a brincadeira durou pouco mais de um ano apenas já que o Timão venceu o torneio continental na temporada seguinte.

PUBLICIDADE

Habbo Furni Warfare

Ainda no ano de 2011, o jogo online Habbo Hotel, conhecido mundialmente por ser uma comunidade virtual de pixels onde é possível criar seus próprios jogos e cultivar amizades, anunciou uma versão com vertente de violência. O game chamado de “Habbo Furni Warfare” seria lançado tanto para PlayStation 3 quanto para PC. Mas, claro, era uma piada.

O novo gramado do Allianz Parque

Mais recente, a pegadinha do Palmeiras ocorreu em 2019. Na ocasião, o Verdão enfrentaria o Junior Barranquilla da Colômbia pela Copa Libertadores da América com novidade. Mas a novidade não estaria dentro de campo, ou melhor, na verdade ela era o próprio campo. Como assim? A equipe alviverde simplesmente anunciou que havia pintado o gramado do Allianz Parque de azul. Sim, de azul. Aliás, um vídeo acabou sendo postado nas redes sociais oficiais do clube. Veja:

Tom Brady anuncia aposentadoria

Para fechar a nossa lista, uma pegadinha que deu frio na espinha do fã da NFL. Também no ‘Dia da Mentira’ do último ano, Tom Brady, grande astro do esporte da bola oval, anunciou, por meio do seu Twitter, a aposentadoria dos gramados de 100 jardas.

Em sua postagem, o camisa 12 assustou bastante gente, principalmente os torcedores do New England Patriots, sua equipe à época – hoje, Brady é jogador do Tampa Bay Buccaneers. “Estou me aposentando. No meu tempo livre, vou twittar”, escreveu. Confira o tweet do craque do futebol americano:

Logo após a grande repercussão, porém, Brady amenizou a situação com outro post. “Foi uma piada ruim?”, perguntou. Veja:

Bônus: Ronaldinho Gaúcho nos quadrinhos

O site “Omelete“, especializado em filmes, séries e mundo geek, introduziu Ronaldinho Gaúcho em uma capa de histórias em quadrinhos. Na oportunidade, o Bruxo ‘dibrou’ e tomou o lugar do Doutor Estranho, personagem da Marvel, em “Doctor Strange and The Sorcerers Supreme”, título de Robbie Thompson.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola; veja a lista

Neuer no Chelsea? Quantos gols marcou na carreira? E quantos sofreu? Veja respostas de perguntas frequentes

Adiamento da Olimpíada não muda quadro de atletas brasileiros classificados

PUBLICIDADE
Better Collective