Um dos treinadores brasileiros que já passaram pela Europa, Vanderlei Luxemburgo completa 68 anos neste domingo (10). Luxa é um dos técnicos com mais sucesso no futebol brasileiro, porém, no europeu ele não obteve tanto sucesso.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Luxemburgo
Atualmente técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo tem um currículo invejável. Entretanto, alguns trabalhos do treinador não obtiveram sucesso, como na Europa. No continente, Luxa treinou o poderoso Real Madrid. Ele chegou no clube merengue no final de 2004 para treinar o famoso time dos ‘Galáticos’. Quase um ano depois da sua chegada, o brasileiro foi demitido pelo clube. Em 340 dias como técnico do Real Madrid, Luxemburgo realizou 45 partidas oficiais pela equipe, sendo 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. Ele disputou 5 competições e não conquistou nenhuma.
Felipão
Luis Felipe Scolari chegou ao Chelsea em julho de 2008, após a Eurocopa com a seleção de Portugal. O brasileiro fez sua estreia oficial pelos Blues no dia 17 de agosto de 2008, contra o Portsmouth, vencendo o jogo por 4 a 0. Após uma série de resultados ruins, Felipão acabou sendo demitido pelo Chelsea em fevereiro de 2009.
Parreira
Carlos Alberto Parreira teve uma passagem pelo Valencia em 1994, que tinha o meia brasileiro Mazinho como astro, mas não conseguiu bons resultados e durou menos de uma temporada no comando do clube espanhol. Anos mais tarde, o técnico do tretacampeonato do Brasil foi para outro país da Europa, a Turquia, onde treinou e obteve sucesso no Fenerbahce.
LEIA MAIS:
Zidane, Jupp Heynckes e mais; veja o top-10 dos técnicos com mais títulos de Champions League

