Home Futebol Primeiro gol da história do Santos foi marcado por um de seus fundadores e contra time de mesmo nome

Primeiro gol da história do Santos foi marcado por um de seus fundadores e contra time de mesmo nome

Família Patusca sempre foi presente na história do Peixe

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Santos é um dos maiores times do futebol brasileiro e conhecido por revelar grandes craques para o mundo da bola. O que poucos sabem é que o clube faz isso desde sua fundação, em 1912.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

O clube praiano foi fundado por uma equipe de sócios e entre eles estavam o primeiro ídolo do Peixe em campo. Arnaldo Patusca Silveira, o Miúdo, iniciou a história da família Patusca com o clube e se transformou no primeiro grande craque do Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJsb1FIVDQ4TiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Miúdo esteve em campo no primeiro amistoso oficial do Santos, que enfrentou o homônimo Santos Athletic Club, time formado por ingleses na Baixada Santista, em 1912.

A equipe venceu por 3 a 2 e Arnaldo marcou o primeiro gol da história do Santos, tendo iniciado ali uma história vitoriosa.

PUBLICIDADE

Ao lado de Adolpho Millon, foi o primeiro jogador do Santos a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 1914, e fez parte do time brasileiro até 1919, quando foi campeão do Sul-Americano, torneio que antecedeu a Copa América.

PUBLICIDADE

Não confunda a família Patusca
Arnaldo foi o primeiro membro da família Patusca a defender o Santos e o primeiro ídolo do clube, mas dois primos seus, de mesmo sobrenome, fizeram tanta ou maior história no clube.

Ary foi um dos primeiros brasileiros a jogar no futebol europeu, já que fez intercâmbio entre 1911 e 1915 e atuou pelo Bruhl, da Suíça, e pela Inter de Milão. Chegou ao Santos em 1915 e tem uma das melhores médias de gols da história do clube, tendo marcado 105 vezes em 85 jogos.

Araken veio logo na sequência foi o grande jogador do Santos nas décadas de 20 e 30. É considerado por muitos o grande nome da história do Peixe antes da estreia de Pelé no time profissional. Foi o único atleta de origem paulista a participar da Copa do Mundo de 1930, já que a Seleção só contou com atletas cariocas ou que atuavam no Rio de Janeiro – Araken havia sido contratado pelo América-RJ.

O atacante marcou 182 gols em 196 jogos com a camisa do alvinegro praiano.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Como o Flamengo adotou o urubu como mascote?

Better Collective