Em um período em que marcar gols ainda era mais importante do que defender, um goleiro de uma figurante seleção do México começava a se destacar pela presença constante em Copas do Mundo. Antonio Carbajal esteve presente entre os mundiais de 1950 até 1966. E hoje é considerado uma lenda dentro do país e no futebol.
O goleiro acumula, ao todo, 48 partidas pela seleção nacional. Neste período, a equipe costumava apenas estar entre os participantes do Mundial, sem grande protagonismo. Nas cinco edições, não conseguiu passar pela primeira fase. Entretanto, o jogador já se destacava pela agilidade e saída do gol.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Carbajal sofreu gols de jogadores lendários como Didi, Pelé, Zagallo e Bobby Charton. Foi em 1966 quando o México esteve perto de conseguir a classificação para o mata mata. No total, aconteceram dois empates, com Uruguai e França, e uma derrota para a Inglaterra. Quatro anos antes, já sem chances de avançar para a fase final, venceu a vice-campeã Checoslováquia por 3×1.
Carreira de Carbajal fora das Copas
Longe dos Mundiais, Carbajal iniciou no España, clube do México, mas foi no Léon que consolidou a maior parte da carreira no futebol. Terminou como campeão duas vezes do Campeonato Mexicano e um vez da Copa México. Atuou pelo clube em 349 partidas até se aposentar aos 37 anos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJWRFpHNzBYQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Após sua aposentadoria, tornou-se treinador e comandou quatro equipes (Léon, Union Curtidores, Atletas Campesinos e Morelia). Durante um curto período, foi preparador de goleiros da seleção do México. Também foi eleito pela Concacaf como o melhor da posição do Século XX. Até hoje possui uma escolinha de futebol em seu país.
LEIA MAIS
Capitão do Tri, títulos no Santos, Fluminense e mais: a carreira de Carlos Alberto Torres
FINAIS DE COPA MUNDIAL DE CLUBES E MAIS: OS SEIS JOGOS QUE TRANSFORMARAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL

