Home Futebol Capitão do Tri, títulos no Santos, Fluminense e mais: a carreira de Carlos Alberto Torres

Capitão do Tri, títulos no Santos, Fluminense e mais: a carreira de Carlos Alberto Torres

Relembre a trajetória do lateral, que foi capitão da seleção na Copa de 1970

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Carlos Alberto Torres era carioca da Vila da Penha. O ex-lateral direito foi revelado pelo Fluminense em 1963. Já no ano seguinte, se sagrou campeão estadual com o tricolor, e logo em seguida se transferiu para o Santos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se increva

Siga o Torcedores também no Instagram

No Peixe, Carlos Alberto fez parte dá segunda fase da era de ouro santista, permanecendo de 1965 até 1974. Foi campeão da Recopa Sul-Americana em 1968, do Brasileiro em 1965 e 1968, Rio-São Paulo 1966, além de cinco títulos paulistas.

Em 1971, teve uma breve passagem pelo Botafogo, mas saiu do Peixe em definitivo em 1974 para voltar ao Fluminense, onde conquistou dois estaduais. Em 1977, passou pelo Flamengo mas ainda naquele ano se transferiu para o New York Cosmos.

PUBLICIDADE

No Cosmos, Carlos Alberto faturou nove títulos dentre campeonatos nacionais e regionais, até se aposentar em 1982.

Em 1983, iniciou uma vitoriosa carreira como treinador. Já no primeiro ano conquistou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo. No ano seguinte, foi campeão estadual pelo Fluminense. E em 1993, conquistou a Copa Conmebol com o Botafogo.

Em sua carreira como treinador, ainda iria passar por Corinthians, Náutico, Atlético Mineiro, clubes do México e Estados Unidos, seleções de Omã e Arzebaijão, até encerrar a carreira em 2005 no Paysandu.

Carlos Alberto Torres

Arquivo/CBF

Carlos Alberto na Seleção Brasileira

A estreia aconteceu em 1963, nos jogos Pan-Americanos de São Paulo, onde conquistou a medalha de ouro. Porém, na Copa das Nações, após falhar num jogo onde a Argentina venceu por 3 a 0 em pleno Maracanã, perdeu a vaga para Djalma Santos. Embora ainda fosse convocado e estivesse na lista dos pré convocados para a copa de 1966, acabou sendo cortado.

PUBLICIDADE

Só voltaria a seleção em 1968 com o comando de João Saldanha, que o fez capitão daquele time. O posto de capitão foi decisivo quando faltava três meses para a Copa do Mundo e João Saldanha foi substituído por Zagallo.

Na copa de 1970 Carlos Alberto teve destaque em dois momentos, na partida entre Brasil X Inglaterra deu uma entrada dura em Francis Lee que antes havia dado um chute em Felix. E no jogo final onde faz o último gol da vitória por 4 x 1 sobre a Itália.

Embora houvesse grande comoção por parte dos torcedores, porém menos frequente nas convocações, Carlos Alberto fica de fora da seleção de 1974. Mas segue sendo convocado ocasionalmente até 1977.

Leia mais sobre a Seleção Brasileira

7 jogadores que atuaram no Santos e foram para a seleção que talvez você não lembre

PUBLICIDADE

Casagrande causou treta com atacante da Seleção durante Copa América; relembre

8 craques do futebol brasileiro que disputaram apenas uma Copa do Mundo