Home Futebol 8 craques do futebol brasileiro que disputaram apenas uma Copa do Mundo

8 craques do futebol brasileiro que disputaram apenas uma Copa do Mundo

Nem todos os grandes jogadores do Brasil tiveram uma sequência de Copas

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Ir a uma Copa do Mundo é um privilégio para alguns jogadores, mas para outros se tornam comum para o tamanho de seus talentos e para suas constantes convocações.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJhaHNSa0xlZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Mas alguns craques do futebol brasileiro tiveram a oportunidade de irem apenas a um Mundial e nunca mais voltaram. Veja 8 grandes jogadores que disputaram apenas uma Copa:

PUBLICIDADE

Julinho Botelho – Copa de 1954
O jogador surgia no Juventus da Mooca em 1950, por isso não foi ao Mundial daquele ano. Em 1954 foi um dos craques da Portuguesa e o camisa 7 da Seleção no torneio. Foi para a Itália e se tornou ídolo da Fiorentina, voltou ao Brasil em 1958 para atuar pelo Palmeiras, mas perdeu a vaga na competição para Garrincha, do Botafogo, e Joel, do Flamengo. Os atletas brasileiros que iam para a Europa não eram bem vistos no período.

Luís Pereira – Copa de 1974
Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, Luís Pereira é ídolo do Palmeiras, onde fez parte da Academia. Foi apenas para a Copa do Mundo de 1974, já que foi prejudicado pelo período de tempo. Seu brilho no início da década de 70 não foi o bastante para ir à campanha do tri, assim como em 1978 estava no Atlético de Madrid e era pouco visto no Brasil.

Ademir da Guia – Copa de 1974
Maior ídolo do Palmeiras, o Divino foi apenas para o Mundial de 1974 e ficou no banco de reservas na competição. O jogador sofreu com a concorrência e acabou ficando de fora do torneio que passava por seu auge, em 1970. A Seleção já tinha camisas 10 em excesso, com Pelé, Rivellino, Tostão, Gerson e Jairzinho.

Paulo César Carpegiani – Copa de 1974
Um dos maiores volantes da história do futebol brasileiro, Carpegiani foi mais um a ser renegado em Copas do Mundo. Foi à de 1974, na Alemanha, quando foi titular, mas ficou fora da competição de 1978, na Argentina, encerrando a carreira três anos depois, no Flamengo.

PUBLICIDADE

Reinaldo – Copa de 1978
O atacante do Atlético-MG sofreu com lesões e por isso ficou fora da disputa por posição daquela que seria sua Copa do auge, em 1982, na Espanha. Perdeu a vaga para Serginho e Dinamite, sendo apontado como a peça que faltava na competição. Foi apenas à de 1978, na Argentina.

Leandro – Copa de 1982
Absoluto na lateral da Seleção em 1982, também seria em 1986, mas a polêmica fuga da concentração ao lado de Renato deu o que falar. Telê cortou o atacante e deixou o defensor, que se solidarizou ao amigo e acabou pedindo o corte, nunca mais voltando à Seleção.

Éder Aleixo – Copa de 1982
Titular absoluto naquela que é considerada uma das grandes seleções da história das Copas, Éder não teve longa carreira na Seleção e não foi a outras competições. Sua outra oportunidade seria em 1978, quando defendia o Grêmio, mas não foi chamado.

Renato Gaúcho – Copa de 1990
O jogador poderia ter o Mundial de sua vida em 1986, quando era um dos principais jogadores do futebol brasileiro e provavelmente seria titular da equipe de Telê Santana. Mas Renato fugiu da concentração com Leandro e acabou cortado com Telê. Esteve apenas na disputa da Copa de 1990.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Por onde andam os jogadores que defenderam o Brasil na Copa do Mundo de 1982?