Antes dos clubes paulistas construírem seus modernos estádios, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, era a principal casa dos grandes da capital e do Santos. Recém-completado 80 anos de história, o palco se orgulha de ter recebido grandes públicos em jogos emblemáticos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Um dia após a cerimônia que marcou a abertura do estádio, contando com a presença do presidente Getúlio Vargas em tempos ditatoriais da política brasileira, o Pacaembu teve bola rolando no dia seguinte. Para marcar a inauguração do palco, tido como o maior da América Latina na época, foi organizada uma competição com quatro participantes: Palestra Itália (Palmeiras), Corinthians, Coritiba e Atlético-MG.
No jogo inaugural do “Paca”, Palmeiras e Coritiba se enfrentaram no dia 28 de de abril de 1940. E os paranaenses precisaram de apenas dois minutos para abrir contagem. Mal a bola tinha rolado, quando Zequinha escreveu seu nome na história ao marcar o primeiro tento do estádio.
A festa dos visitantes demorou pouco. Dono de uma geração forte, o Palestra virou a partida e levou a melhor pelo placar de 6 a 2. Na sequência deste embate, Corinthians e Atlético-MG mediram forças, e o Timão levou a melhor por 4 a 2. Na finalíssima do torneio disputada na semana seguinte, o Verdão levou a melhor sobre o arquirrival alvinegro por 2 a 1, faturando assim o título simbólico.

