Home Futebol Made in África: quem são os maiores africanos que passaram pela Premier League?

Made in África: quem são os maiores africanos que passaram pela Premier League?

Mohamed Salah é o principal jogador africano na Premier League

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O povo africano tem uma paixão centenária pelo futebol, porém, o ingresso de jogadores do continente nas principais ligas do mundo é recente. Os atletas, antes de mais nada, sempre foram habilidosos, velozes e com um preparo físico foram do comum. Eles, no entanto, necessitavam de conhecimentos táticos e técnicos para desenvolver ainda mais suas qualidades.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Com a participação destacada das seleções africanas na Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíada, os jogadores atingiram outro patamar no cenário internacional. Dessa forma, começaram a ser mais bem avaliados por observadores dos principais clubes europeus. Atualmente, existem atletas em atividade na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

À princípio, um fator que foi importante para o desenvolvimento e o crescimento do futebol africano foi a abertura das portas da Premier Legue. Os craques africanos, antes de mais nada, têm sido cada vez mais fundamentais para os principais clubes da Inglaterra. Afinal, o camaronês Joel Matip, o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah foram os grandes astros do Liverpool na conquista da Liga Inglesa na temporada 2020/2021.

PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com elaborou uma lista com 16 jogadores que tiveram o privilégio de vencer a concorrida Premier League. Entre eles, o levantamento apresenta jogadores da África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Gana, Mali, Nigéria, Senegal e Zimbábue. Confira a lista!

Bruce Grobbelaar

País: Zimbábue

Posição: Goleiro

Clube: Liverpool

PUBLICIDADE

Jogos: 621

Foi titular do Liverpool na reta final da dinastia vermelha nos anos 80. Atuou no clube de 1981 a 1994. Ele, nesse ínterim, venceu seis vezes o Campeonato Inglês. Por isso, Grobbelaar é considerado um dos maiores goleiros que atuou na Inglaterra. Além disso, foi o primeiro jogador africano a vencer um título na Terra da Rainha.

Celestine Babayaro

País: Nigéria

Posição: Lateral-esquerdo

PUBLICIDADE

Clube: Chelsea e Newcastle

Jogos: 203

Gols: 9

Foi um lateral implacável na marcação e eficiente nas subidas ao ataque dando ao Chelsea mais opções de jogadas tanto pela direita quanto pela esquerda. O nigeriano, antes de mais nada, foi um dos primeiras africanos a ingressar na milionária liga inglesa. Ele, inclusive, venceu duas vezes a Premier League pelo clube londrino.

PUBLICIDADE

Didier Drogba

País: Costa do Marfim

Posição: Atacante

Clube: Chelsea

Jogos: 381

PUBLICIDADE

Gols: 164

Foi o maior astro da era de ouro do Chelsea. O atacante, antes de mais nada, disputou oito temporadas pelo clube londrino. Ele, nesse ínterim, conquistou quatro vezes a Premier League. Por isso, Drogba é considerado um dos maiores africanos a passar pelo futebol inglês.

Jeffrey Schlupp

País: Gana

Posição: Lateral-esquerdo

PUBLICIDADE

Clubes: Leicester City e Crystal Palace

Jogos: 253

Gols: 28

O lateral-esquerdo, que também atua como meia, foi um dos destaques na surpreendente campanha que conduziu o Leicester City ao título da Premier League na temporada 2015/2016. Por outro lado, a conquista não alavancou a sua carreira. Atualmente é jogador do Crystal Palace.

PUBLICIDADE

Joël Matip

País: Camarões

Posição: Zagueiro

Clube: Liverpool

Jogos: 111

PUBLICIDADE

Gols: 5

Uma das principais características do defensor é o jogo aéreo. Matip, que tem 1,93m de altura, é o jogador mais alto do elenco do Liverpool. O camaronês foi peça importante no time comandado por Jürgen Klopp na conquista da Premier League nesta temporada.

Kolo Touré

País: Costa do Marfim

Posição: Zagueiro

PUBLICIDADE

Clubes: Arsenal, Liverpool e Manchester City

Jogos: 428

Gols: 18

O defensor se destacava pela velocidade, boa estatura, bom impulso e chute forte de fora da área. Ele, inclusive, fez parte do grupo de jogadores africanos “adotados” por Arséne Wenger. Além disso, venceu a Premier League nas temporadas 2003/2004 e 2011/2012.

PUBLICIDADE

Lauren

País: Camarões

Posição: Lateral-direito

Clubes Arsenal e Portsmouth

Jogos: 271

PUBLICIDADE

Gols: 10

O camaronês, antes de mais nada, venceu duas vezes a Premier League. Ao lado dos craques Dennis Bergkamp e Thierry Henry, integrou o melhor time do Arsenal de todos os tempos. Por isso, Lauren é considerado um dos maiores defensores que já vestiu a camisa dos Gunners.

Michael Essien

País: Gana

Posição: Volante

PUBLICIDADE

Clube: Chelsea

Jogos: 256

Gols: 25

É considerado, antes de mais nada, um dos volantes mais consistentes da história do futebol inglês. Foi um clássico “box-to-box”. Tinha bom poder de marcação, chegava na área para finalizar e tinha o chute de longa distância como marca registrada. Foi bicampeão da Premier League pelo Chelsea.

PUBLICIDADE

Mohamed Salah

País: Egito

Posição: Atacante

Clube: Liverpool

Jogos: 145

PUBLICIDADE

Gols: 92

Na primeira temporada pelo Liverpool, ele marcou 44 gols em 52 partidas. Além disso, foi o artilheiro e o melhor jogador da Premier League. Nesta temporada, foi o maior astro dos Red na conquista do Campeonato Inglês. Por isso, o “Rei Egípcio” é considerado o maior jogador africano na atualidade.

Nwankwo Kanu

País: Nigéria

Posição: Atacante

PUBLICIDADE

Clubes: Arsenal, West Bromwich e Portsmouth

Jogos: 420

Gols: 81

É considerado um dos maiores atacantes da história do futebol nigeriano. Ele, antes de mais nada, se destacava pela velocidade, drible curto e boas finalizações. Era o 12º jogador de Arséne Wenger no melhor time do Arsenal da história. Com isso, Kanu venceu duas vezes a Premier League.

PUBLICIDADE

Obi Mikel

País: Nigéria

Posição: Volante

Clube: Chelsea e Middlesbrough

Jogos: 390

PUBLICIDADE

Gols: 7

O nigeriano se destaca pelos bons passes de longa distância, enfiadas de bola e os chutes de fora da área. Ele, inclusive, foi o “cão de guarda” de José Mourinho no Chelsea de 2006 e 2016. Mikel, nesse ínterim, venceu quatro vezes a Premier League.

Quinton Fortune

País: África do Sul

Posição: Meia

PUBLICIDADE

Clubes: Manchester United, Tottenham e Bolton Wanderers

Jogos: 133

Gols: 10

É considerado uma lenda do futebol sul-africanao. O ex-camisa 7 atuou no futebol inglês de 1999 a 2006. Ele, inclusive, foi contratado com status de craque pelo Manchester United. Fortune, porém, não conseguiu decolar sob o comando de Sir Alex Ferguson. Por outro lado, venceu em três oportunidades a Premier League. Além disso, foi o primeiro jogador africano a levantar vencer a liga após a Inglaterra se tornar no maior centro do futebol no mundo.

PUBLICIDADE

Riyad Mahrez

País: Argélia

Posição: Atacante

Clube: Leicester City e Manchester United

Jogos: 263

PUBLICIDADE

Gols: 25

O argelino foi protagonista da maior transferência de um jogador africano. Ele foi vendido pelo Leicester City ao Manchester City, por 68 milhões de euros (R$ 416,4 milhões). Além disso, venceu a Premier League por duas equipas diferentes. É considerado um dos melhores jogadores africanos em atividade no futebol inglês.

Sadio Mané

País: Senegal

Posição: Atacante

PUBLICIDADE

Clube: Southampton e Liverpool

Jogos: 238

Gols: 104

O senegalês é um dos melhores atacantes da Premier League. O astro africano foi peça importante do Liverpool na conquista da Premier League na temporada 2019/2020. Por isso, Mané entrou no radar de poderosas equipes da Europa como Juventus, Paris Saint-Germain e Real Madrid.

PUBLICIDADE

Salomon Kalou

País: Costa do Marfim

Posição: Atacante

Clube: Chelsea

Jogos: 254

PUBLICIDADE

Gols: 61

Após fracassar na tentativa de contratar Arjen Robben e Yaya Touré, o atacante é a bola da vez no Botafogo. Atualmente é jogador do Hertha Berlin, da Alemanha. Antes, porém, Kalou teve passagem destacada pelo Chelsea. Comandado por José Mourinho, venceu uma vez a Premier League.

Yaya Touré

País: Costa do Marfim

Posição: Meia

PUBLICIDADE

Clube: Manchester City

Jogos: 316

Gols: 82

É simplesmente um dos maiores jogadores da história da Premier League. Ele se destacava pela força, visão de jogo e a técnica refinada. Yaya, como se diz na gíria do futebol, jogava de terno. Ele foi titularíssimo do Manchester City de 2010 a 2018. Yaya Touré, nesse ínterim, venceu três vezes o Campeonato Inglês.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: