Home Extra Em reunião com Bolsonaro, dirigentes apoiam MP 984 e pedem ajuda com transmissões na TV fechada

Em reunião com Bolsonaro, dirigentes apoiam MP 984 e pedem ajuda com transmissões na TV fechada

Além de apoiar a MP 984, dirigentes de oito times do Brasileirão pediram ajuda de Bolsonaro para contratos envolvendo transmissões em TV fechada

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Oito dirigentes de clubes da Série A se reuniram nesta terça-feira (30) com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para tratar sobre mudanças nas transmissões do futebol. Além de apoiar a MP 984, que dá maior poder ao clube mandante para comercializar seus jogos, os dirigentes pediram ajuda de Bolsonaro para uma norma que envolve a TV por assinatura.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Conforme informado pelo Estadão, os representantes de Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos pediram apoio ao Projeto de Lei 3.832, que promove alterações nas transmissões fechadas. Bolsonaro não garantiu ajuda, mas disse que vai acompanhar o caso.

PUBLICIDADE

Apresentado no ano passado, o PL 3.832 altera a Lei 12.485, de setembro de 2011. Ele prevê a revogação de “limites recíprocos de participação no capital entre as prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo” e os clubes. O Projeto de Lei está no Senado Federal.

Todos os oito clubes fecharam contrato com a Turner para exibição de jogos do Brasileirão na TV fechada, nos canais TNT e Esporte Interativo, que fazem parte do grupo. Em maio, segundo o UOL Esporte, a Turner suspendeu pagamentos referentes ao Brasileirão 2020, alegando que os clubes não haviam cumprido pontos previstos em contrato.

Em contato com o Torcedores, o Grupo Turner disse que está tratando os impasses contratuais com cada um dos oito clubes. “As questões referentes ao contrato da Turner com os clubes estão sendo discutidas entre as partes. A Turner acredita numa solução que atenda aos interesses de todos os envolvidos”, diz a nota

Clubes apoiam MP de Bolsonaro

No último dia 18 (quinta-feira), Bolsonaro editou a Medida Provisória 984, que traz mudanças para a Lei Pelé (9.615), agora dando ao time mandante o poder negociar direitos de transmissão de determinada partida.

PUBLICIDADE

A MP de Bolsonaro veio na véspera de Bangu x Flamengo, que marcou o retorno do Campeonato Carioca. Como o Rubro-Negro não havia chegado a um acordo com a TV Globo, detentora dos direitos do estadual, a partida não poderia ser exibida, até a publicação da MP, que ainda vai ser votada no Congresso.

Os dirigentes dos oito times temem um rompimento de contrato com a Turner. Em meio a pandemia do novo coronavírus, a situação financeira dos clubes poderia ficar ainda mais complicada.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtS1JoWFl0ZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

LEIA MAIS SOBRE BRASILEIRÃO

PUBLICIDADE

60 jogadores estrangeiros estarão no Brasileirão 2020; veja todos

Athletico Paranaense tem oito casos positivos do novo coronavírus

7 jogadores que chegaram desacreditados e fizeram bonito em clubes brasileiros