A marcação de impedimentos é um dos assuntos mais discutidos no futebol. Durante anos as decisões foram baseadas apenas no olho humano, com o árbitro confiando na visão dos assistentes. Com a implementação do VAR as decisões foram aprimoradas, mas a entidade entende que existe espaço para melhora.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJoT2RzM2FMciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
A Fifa acredita que pode fazer ajustes e pensa em um plano que pode revolucionar a marcação de impedimentos. Depois dos testes com a tecnologia no último Mundial de Clubes no Catar, uma demonstração para os membros do “Grupo de Trabalho” foi realizada, com intenção de exibir uma possível solução para 20022/23.
Análise do impedimento com auxílio tecnológico
O desenvolvimento da tecnologia de impedimento semi-automatizado deve fornecer ao VAR informações adicionais e mais precisas para auxiliar o processo de tomada de decisão do árbitro e tornar o processo de revisão o mais eficiente possível.
Um dos principais desafios no desenvolvimento de tecnologia avançada de impedimento é a detecção precisa e automatizada do ponto de partida. O provedor de tecnologia envolvido informou o grupo sobre possíveis soluções, como monitoramento via sensores ou dados de vídeo dos sistemas de câmeras.
Além disso, um sistema precisa identificar corretamente qual parte do corpo coloca um jogador dentro ou fora do jogo. Testes de precisão mostraram que os operadores humanos tendem a escolher diferentes partes do corpo para as linhas de impedimento.
O principal ponto abordado na reunião foi que “o objetivo é desenvolver uma ferramenta semelhante à da tecnologia da linha de gol: não é projetada para tomar a decisão, mas para fornecer evidências instantaneamente aos árbitros”
Outra consideração importante para a Fifa e as partes interessadas é a melhor forma de apresentar essas situações aos torcedores dentro do estádio e em frente à televisão. Dessa forma as decisões dos juízes seriam menos questionadas.
LEIA MAIS:
Você lembra a escalação da Seleção na conquista do penta contra a Alemanha?

