Home Futebol Juninho Paulista, Sylvinho e mais: quem foram os 10 primeiros brasileiros a disputarem o Campeonato Inglês?

Juninho Paulista, Sylvinho e mais: quem foram os 10 primeiros brasileiros a disputarem o Campeonato Inglês?

Apenas um atuou antes da era Premier League

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O futebol inglês só se tornou um atrativo para jogadores brasileiros após o início da era Premier League e já na segunda metade dos anos 90.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJoYVJPcmVrdCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Com a fundação da nova liga em 1992, o Campeonato Inglês se internacionalizou e atletas sul-americanos começaram a ser procurados, tanto que apenas um brasileiro disputou a competição antes da mudança.

Veja abaixo quem foram os 10 primeiros brasileiros a disputarem o Campeonato Inglês:

Mirandinha
O atacante ex-Santos e Palmeiras foi o primeiro brasileiro no Campeonato Inglês. Chegou ao Newcastle em 1987 e ficou até 1989. Disputou 60 jogos e marcou 21 gols.

Juninho Paulista
O meia foi contratado pelo Middelsbrough em 1995 e teve outras duas passagens pelo clube. Se tornou ídolo e disputou 155 jogos com 34 gols marcados.

PUBLICIDADE

Branco
O lateral-esquerdo campeão da Copa do Mundo de 1994 foi ao Middelsbrough em 1995 e ficou até 1997, quando foi companheiro de Juninho Paulista. Disputou apenas 12 jogos na Inglaterra e marcou dois gols.

Isaías
Pouco conhecido no Brasil e com carreira extensa em Portugal, Isaías foi contratado pelo Coventry em 1995 para disputar a Premier League. Foi mais um a jogar pouco e disputou apenas 12 jogos com dois gols marcados.

Emerson
O volante revelado pelo Coritiba foi contratado pelo Middlesbrough em 1996 e disputou duas temporadas pelo clube. Foi titular absoluto e participou de 65 jogos com 11 gols marcados. Saiu para fazer carreira no futebol espanhol.

Emerson Thome
O ex-zagueiro revelado pelo Internacional teve uma das passagens mais longas de um brasileiro pelo futebol inglês. Contratado pelo Sheffield em 1997, rodou por Chelsea, Wigan, Sunderland e Bolton antes de deixar a liga em 2004.

PUBLICIDADE

Fumaça
O atacante começou a carreira no Benfica e foi para a segunda divisão da Inglaterra em 1997. Em 1999 foi contratado pelo Newcastle e fez sua primeira e única temporada na primeira divisão do país. Disputou seis jogos, mas não marcou gols.

Sylvinho
O ex-lateral do Corinthians foi contratado pelo Arsenal em 1999 e foi titular do clube por duas temporadas até sair para o Celta de Vigo. Disputou 80 jogos e marcou cinco gols pelo clube. Retornou à Inglaterra em 2009 para encerrar a carreira no Manchester City, mas fez apenas 15 jogos.

Gilberto Silva
Ex-Atlético-MG e campeão do mundo com a Seleção Brasileira, Gilberto Silva chegou em 2002 ao Arsenal para se tornar ídolo e multicampeão pelo clube. Ficou até 2008 quando saiu para o futebol grego.

https://www.youtube.com/watch?v=v7YALQjVpBM

PUBLICIDADE

Doriva
Ex-São Paulo, o volante chegou ao Middlesbrough em 2002 após passagem pelo Celta de Vigo e foi bem. Ficou quatro anos no clube e esteve em campo em 108 jogos com um gol marcado.

Leia mais:
4-6-0: Espanha campeã da Eurocopa de 2012 “inventou” formação tática que Parreira disse ser o futuro do futebol