Depois de mais de quatro meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus, o governo do estado decidiu liberar o retorno do futebol e a Federação Cearense divulgou no sábado (11) a tabela reformulada dos jogos restantes da etapa classificatória do torneio estadual. Ainda invicto na temporada, o Ceará volta a campo na manhã desta segunda (13) e enfrenta o Barbalha.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A partida, válida pela sexta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense, será realizada a partir das 9h00 no estádio Franzé Moraes, na Cidade Vozão, o centro de treinamento do Ceará localizado em Itaitinga. O clube anunciou que o duelo terá transmissão ao vivo pela TV Diário de Fortaleza, que também exibe a programação online em tempo real por meio do site oficial da emissora.
Os dois clubes já se enfrentaram duas vezes, com uma derrota do Barbalha por 2 x 0 em 2014 e um empate em 1 x 1 no ano passado. Na sequência, o Vozão volta a campo na quarta (15), às 22h30, no clássico diante do Fortaleza, na Arena Castelão. As datas das semifinais e finais ainda não foram definidas pela Federação Cearense.
Os confrontos serão disputados sem a presença de público e devem atender às orientações e todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias para o reinício da competição. O Ceará tem seguido um rigoroso controle da saúde de seus atletas, comissão técnica e colaboradores, realizando testes para Covid-19, a doença provocada pelo coronavírus, quinzenalmente.

Ceará adotou cronograma de atividades visando reduzir risco de lesões nos jogadores devido ao longo período de paralisação (Foto: Felipe Santos/ cearasc.com)
O clube alvinegro ocupa o terceiro lugar do Campeonato Cearense somando 11 pontos, um a mais que o Guarany de Sobral, o quarto colocado e que fecha a zona de classificação para a fase semifinal, enquanto o Barbalha tem três pontos ao lado de Caucaia e Pacajus, mas se encontra na sétima e penúltima posição pelos critérios de desempate.
Logo depois do anúncio da suspensão dos jogos por conta da pandemia, ainda no mês de março, Guto Ferreira foi anunciado como o novo técnico do Ceará para a sequência da temporada, após o pedido de desligamento feito por seu antecessor, Enderson Moreira. O time voltou a treinar em 1º de junho, no dia seguinte à liberação das atividades feita pelo governo do estado.
O Vozão entrou em campo pela última vez no domingo 15 de março, na vitória por 2 x 1 sobre o Sport, na Arena Castelão, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Três dias antes, a equipe superou o Vitória pelo placar de 1 x 0 no mesmo estádio, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

