Conhecido como o país do futebol, o Brasil é responsável por revelar inúmeros craques para o futebol mundial. Berço de grandes jogadores, o país sul-americano costuma exportar talentos para o Velho Continente, alguns deles, no entanto, não chegar a sequer defender clubes nacionais, e já são vendidos por altas cifras.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Preparamos um lista composta por cinco nomes conhecidos que não atuaram no país como atletas profissionais.
DIEGO COSTA
Ídolo no Atlético de Madrid, o brasileiro Diego Costa iniciou sua carreira no Barcelona-SP, e posteriormente rumou para o Braga, em Portugal. Em seu primeiro ano de Europa, foi negociado ao time de Madri, onde teve notório protagonismo, sendo crucial em importantes conquistas.
Pela falta de oportunidades na Seleção Brasileira, o atacante optou por se naturalizar espanhol, e já defendeu a Fúria em edições de Copa do Mundo.
THIAGO ALCÂNTARA
Nascido na Itália, mas com ascendência brasileira, o filho do craque Mazinho chegou a ter uma passagem na base do Flamengo entre 2001 e 2005, mas debutou no futebol defendendo as cores do Barcelona-B em 2018. Naturalizado espanhol, o meia já jogou pela Fúria na Eurocopa e Copa do Mundo de 2018, e atualmente defende o Bayern de Munique.
AMAURI
Amauri é outro caso de atleta que chegou a iniciar nas categorias de base de um time brasileiro, mas rumou para a Europa. Após se destacar com a camisa do Santa Catarina, ele foi negociado junto ao Napoli, em 2000. Identificado com o futebol italiano, ele acumulou passagens por várias equipes, tendo destaque no Chievo, Palermo, Juventus e Fiorentina.
PEPE
Alagoano, Pepe iniciou sua trajetória na base do Corinthians-AL, e em 2001 foi negociado para o Marítimo B, de Portugal. Após se destacar, o zagueiro foi promovido para o time principal do clube, e anos depois chegou ao Porto, e na sequência brilhou com a camisa do Real Madrid, onde atuou por 10 temporadas. Depois de uma ligeira passagem pelo Besiktas, da Turquia, Pepe voltou para o Porto.
RODRIGO MORENO
Nascido no Rio de Janeiro, Rodrigo passou pelas bases de Flamengo e Real Madrid, e anos depois foi contratado pela equipe merengue, para atuar na equipe B. Em 2010, ele acertou com o Benfica, por onde permaneceu por quatro temporadas, neste ínterim chegou a ser emprestado rapidamente para o Bolton, da Inglaterra. Em 2014, o Valencia fechou a sua contratação. Naturalizado espanhol, o atacante já foi convocado algumas vezes para defender a Fúria. Rodrigo é filho de Adalberto, ex-lateral esquerdo do Flamengo.

