Home Mídia Esportiva Anos depois de fazer comentário racista e homofóbico a jogador do Grêmio, Pedro Ernesto Denardin chama atleta do Fluminense de “crioulo”

Anos depois de fazer comentário racista e homofóbico a jogador do Grêmio, Pedro Ernesto Denardin chama atleta do Fluminense de “crioulo”

Pedro Ernesto Denardin, narrador da Rádio Gaúcha, se referiu a Luiz Henrique, atacante preto do Fluminense, de maneira pejorativa e ofensiva

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Fluminense x Internacional foi um dos jogos da terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2020. A partida, realizada no estádio Jornalista Mario Filho, popularmente conhecido como Maracanã, aconteceu no último domingo (16). A transmissão da peleja na Rádio Gaúcha teve um fato lamentável. Pedro Ernesto Denardin, narrador da estação, chamou um atleta tricolor de “crioulo”. A expressão causou revolta nas redes sociais.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Muitos torcedores sentiram-se ofendidos com a colocação de Denardin. O termo “crioulo” é comumente utilizado de maneira pejorativa para se referir a pretos. Pelo que se depreende, a ofensa foi feita a Luiz Henrique, atacante que subiu recentemente para a equipe profissional do Fluminense. Na ocasião, ele estava fazendo, apenas, o segundo jogo no time principal do clube.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ6WUpMeE03UyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Outras ofensas

Em 2017, Denardin também afirmou que Miller Bolaños, então jogador preto do Grêmio, “além de ruim, é viado”.

PUBLICIDADE

À época, Denardin fez com que a Rádio Gaúcha perdesse um patrocínio que estava engatilhado com a SAP, multinacional do setor de tecnologia. Depois de todos os protestos, o narrador pediu desculpas pelo comentário.

Em 2006, outra narração polêmica (esta sem cometer crime algum), viralizou em meio às finais da Copa Libertadores da América:

LEIA MAIS
Apresentador da Sky Sports, Dave Clark doará cérebro para pesquisadores encontrarem cura do Mal de Parkinson
Kefera, Luciana Gimenez e Chico, do Desimpedidos, também participarão de cobertura do Super Bowl LIV na ESPN
Apresentadora da ESPN Brasil, Marcela Rafael cai em pegadinha promovida pelo Twitter; assista

PUBLICIDADE