Em reunião do conselho técnico da IFAB, membros do órgão responsável pela gestão das regras do futebol debateram fatos relacionados ao esporte. Sendo assim, um dos pontos abordados acabou sendo o impedimento. Anteriormente, a Fifa havia admitido uma possível mudança para melhorar a correção de lances pelo VAR. Sendo assim, a alteração na regra, que pode ter relação com o árbitro de vídeo, pode ocorrer, mas não será feito de forma imediata.
“Em relação à lei do impedimento, a FAP-TAP discutiu as opções potenciais a serem exploradas para tornar o jogo mais atraente e dinâmico. Ficou claro que, se qualquer proposta concreta fosse considerada, ela deveria ser aplicável em todos os níveis do jogo e fácil de aplicar para os árbitros, levando em consideração a natureza dinâmica dos movimentos do jogador. Foi acordado que seriam necessários julgamentos extensos antes que uma mudança na lei pudesse ser proposta”, afirmou o comunicado do encontro.
Proposals for additional substitution trials in cases of suspected concussion supported by The IFAB’s Football and Technical Advisory Panels
➡️ Media release: https://t.co/sVL7AOuRBL pic.twitter.com/rjuJG1fvdE
— The IFAB (@TheIFAB) November 23, 2020
TOQUES DE MÃO E CINCO SUBSTITUIÇÕES
Além disso, outras questões importantes também foram alvos de discussão. Primeiramente, ponderou-se sobre toques de mão que podem originar faltas ou pênaltis, regra que vem gerando polêmica, e que precisa ser avaliada pelo árbitros das partidas.
“Foi novamente enfatizado que o julgamento final permanece com o árbitro e nem todo toque da mão/braço de um jogador com a bola é uma ofensa e, em termos de definição do termo “anormalmente maior”, os árbitros devem julgar a posição de a mão/braço em relação ao movimento do jogador nessa fase do jogo”
Como os efeitos da pandemia seguem afetando o futebol, os membros do conselho acreditam que as cinco substituições nos jogos devem permanecer. Portanto, o tema deve ser analisado junto com as federações ao redor do mundo.
“A FAP-TAP concluiu que a alteração temporária permitindo até cinco substituições deve continuar e que o impacto da mudança do COVID- 19 pandemia no futebol deve permanecer sob constante revisão para que as medidas apropriadas possam ser tomadas no futuro”
LEIA MAIS

