Home Extra Conmebol pede respeito ao protocolo após clubes brasileiros passarem por surto de Covid-19

Conmebol pede respeito ao protocolo após clubes brasileiros passarem por surto de Covid-19

Preocupação com futebol brasileiro chegou à entidade sul-americana

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Conmebol emitiu um comunicado oficial a todos seus clubes para pedir respeito aos protocolos sanitários da entidade em combate à Covid-19.

PUBLICIDADE

Isso se deu após quatro clubes brasileiros que disputam competições da Conmebol passarem por um grave surto da doença e se encherem de desfalques. Vale lembrar que Libertadores e Sul-Americana não permitem inscrições extras de jogadores da base como o Brasileirão.

Palmeiras, Santos e Athletico Paranaense, na Libertadores, e Vasco, na Copa Sul-Americana, são preocupações para a entidade, especialmente por estarem com vários casos ativos.

PUBLICIDADE

Veja o comunicado oficial da Conmebol sobre os novos casos de Covid-19:

A Comissão de Especialistas Conmebol Covid-19, tendo analisado o aumento de casos de casos positivos dentro das delegações que participam das nossas competições nas últimas semanas, tem decidido comunicar o seguinte:

1 – O Protocolo de Recomendações Médicas para treinadores, viagens e competição durante a pandemia Covid-19, elaborado pela Conmebo, é um manual adequadro e seguro para prevenir os contátios em nossas competições.

2 – O Protocolo da Bolha Sanitária de 72 horas deve ser respeitado, seguindo rigorosamente as regras por ele estabelecidades, de forma a proteger as delegações oficiais e a todo o entorno do futebol, reduzindo o índice de contágios nos translados de um país para o outro.

PUBLICIDADE

3 – Manter o estrito cumprimento das normas estabelecidades pelas autoridades sanitárias de cada país em situação de pandemia.

4 – Evite o relaxamento dentro das concentrações das equipes, princpalmente durante os translados, nos hotéis ou instalações das equipes, em espaços públicos dentro do estádio (isso inclui banco de reservas, zona mista, vestiário, etc.), e as comemorações após os jogos.

O Palmeiras chegou a ter 20 jogadores contaminados pela Covid-19 e foi quem mais sofreu com a doença, chegando a ter apenas 12 profissionais para o jogo contra o Goiás. O Santos também passou por um grave surto e jogou com vários jogadores da base contra a LDU, na vitória por 2 a 1, na terça (24).

O Athletico é o caso mais novo e viu positivar jogadores importantes um dia antes do confronto com o River Plate, na terça, no empate por 1 a 1.

PUBLICIDADE

O Vasco teve 10 jogadores positivados e viu o técnico Ricardo Sá Pinto ser contaminado e ficar fora da partida da Sul-Americana.

Leia mais:
CBF não vai punir clubes por aglomerações na porta de estádios