Com dois gols de Schick (e um golaço), a República Tcheca venceu a Escócia por 2 a 0 nesta segunda-feira (14) no Hampden Park, abrindo o Grupo D da Euro 2020.
O primeiro gol ocorreu ainda no primeiro tempo em jogada de bola parada, enquanto o segundo gol foi do meio-campo em uma pintura marcada pelo atacante Schick aproveitando o goleiro adiantado.
Primeiro tempo
No primeiro tempo, a Escócia dominou mais a posse de bola e trocou mais passes com linha de cinco jogadores do meio-campo buscando amplitude através de inversões, enquanto a República Tcheca tinha como principal triunfo as jogadas de bola parada.
Foram os tchecos que ameaçaram primeiro no jogo. Masopust fez a roubada de bola e avanço dentro da área para Schick receber e bater de primeira, parando na defesa de Marshall.
Dykes tentou responder na mesma medida pela Escócia com Robertson cruzando rasteiro para achar o atacante dentro da área, batendo de primeira em bola que passou muito perto do gol.
Aos 30′, Robertson recebeu ótimo passe após falha na defesa adversária e chutou firme para grande defesa do goleiro Vaclik, que sempre demonstrou regularidade no futebol espanhol.
Mesmo pressionando mais, a Escócia não conseguiu marcar seu gol no primeiro gol, mas a República Tcheca abriu o placar na bola parada. Aos 40 minutos, Darida recebeu após escanteio e acionou Coufal para cruzar achando Schick, subindo mais alto que a defesa e cabeceando no canto.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, a Escócia voltou com Che Adams (estrela da Premier League) no lugar de Christie, mas foram os tchecos que aplicaram uma pressão absurda logo de início.
Antes do primeiro minuto, em jogada com muitos toques rápidos na bola, Schick recebeu dentro da área e chutou com perna direita, parando na defesa de Marshall. No lance seguinte, Darida arriscou de fora da área batendo de canhota e o goleiro salvou novamente.
No contra-ataque, a Escócia quase empatou. Após jogada bem trabalhada, o goleiro deu rebote e McTominay aproveitou para achar Hendry na entrada da área e a bola parou no travessão.
Aos três minutos, o goleiro Vaclík apareceu bem novamente ao espalmar o que poderia ser um gol contra no corte de Kalas após desvio de Armstrong em lançamento de Robertson.
Mas o melhor ainda estava por vir. A transição defensiva da Escócia falhou, o goleiro Marshall estava adiantado e o atacante Schick aproveitou para aplicar um efeito maravilhoso na bola para, do meio-campo, acertar o ângulo direito do gol, aos seis minutos do segundo tempo.
Os tchecos quase ampliaram novamente na batida colocada de Darida, na entrada da área. Mas a Escócia ainda estava viva e Armstrong quase marcou ao conduzir desde a intermediária e chutar firma com perna direita, encobrindo Vaclik no desvio e parando na trave.
Aos 35′ do segundo tempo, mais uma chance desperdiçada pelos tchecos no cruzamento rasteiro de Hlozek para o meio da área até Schick chegar batendo de primeira no meio do gol, parando na defesa de Marshall.
Na última chance do segundo tempo, Krmencík aproveitou a falha defensiva e invadiu a área para finalizar de canhota, mas o goleiro Marshall salvou os escoceses novamente.
FICHA TÉCNICA
ESCÓCIA 0-2 REPÚBLICA TCHECA
Data: 14/06/2021, 10:00
Estádio: Hampden Park
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)
Gols: 1T 42′ Schick (Rep.Tcheca); 2T 7′ Schick (Rep.Tcheca)
Substituições – Escócia: Che Adams (Christie); McGregor (Hendry); Fraser (Armstrong); Forrest (O’Donnell); Nisbet (Dykes)
Substituições – Rep.Tcheca: Tomas Holes (Král); Hlozek (Jankto); Vydra (Masopust)
Escócia (3-5-2): David Marshall; Jack Hendry, Hanley, Cooper; O’Donnell, McGinn, McTominay, Armstrong, Robertson; Dykes, Christie. Técnico: Steve Clarke
República Tcheca (4-2-3-1): Vaclick; Courfal, Celustka, Kalas, Boril; Král, Soucek; Masopust, Darida, Jankto; Schick. Técnico: Jaroslav Silhavy

