Home Futebol Brasil X Argentina: Relembre todas as decisões

Brasil X Argentina: Relembre todas as decisões

Brasil X Argentina se enfrentam pela final da Copa América neste sábado, por isso vamos relembrar algumas finais em que ambos se enfrentaram

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Neste sábado temos mais uma final entre Brasil e Argentina. Essas seleções já se enfrentaram em diversas situações, entretanto é na Copa América que a rivalidade ferve ainda mais. Apesar de ambos apenas terem se enfrentado três vezes em finais*, com duas vitórias para o Brasil e uma para a Argentina, esse confronto possui muita história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

*A Copa América até o ano de 1967 foi disputada pelo sistema de pontos corridos, o sistema mata mata apenas começou a vigorar a partir de 1975.

Por isso, para entrar no clima da final, vamos relembrar algumas finais entre Brasil X Argentina. Além de algumas menções honrosas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As finais entre Brasil e Argentina

As finais entre Brasil e Argentina na Copa América aconteceram nos últimos 20 anos. Antes disso eram disputados apenas confrontos durante o decorrer da competição. Por isso aqui vamos apenas as finais das decisões de Mata Mata.

Brasil 2 X 2 Argentina (pen 4 x 2) – Copa América 2004

Para a disputa da Copa América de 2004 o Brasil vinha sem boa parte de seus craques, muitos na época consideravam essa uma seleção alternativa. Apenas três dos jogadores desta seleção fizeram parte do elenco que disputou a Copa do Mundo de 2006. Apesar de ser uma seleção promissora era vista com uma certa desconfiança.

Já a Seleção da Argentina veio em peso para a competição, Com boa parte dos remanescentes de 2002, mais algumas promessas. E de fato esse elenco fez a diferença. A Copa América de 2004 foi o mais perto que a Seleção da Argentina chegou de quebrar o seu Jejum.

PUBLICIDADE

O jogo foi bastante disputado e ao final do primeiro tempo o jogo terminou 1 a 1 gols de Gonzáles e Luisão, mas o segundo tempo foi inesquecível. Quando o jogo se caminhava para o final aos 43 do segundo tempo Delgado fez o gol que daria o título a Argentina, nos acréscimos Adriano fez o gol que levou a decisão para os pênaltis.

PUBLICIDADE

Nas penalidades a Argentina D’alessandro e Heinze perderam suas cobranças, enquanto o Brasil converteu todos os pênaltis e venceu por 4 a 2.

Brasil 3 X 0 Argentina – Copa América 2007

Em 2007 o Brasil vinha de uma reformulação o então novato técnico Dunga passava pela sua primeira prova de fogo. Mas a Argentina seguia buscando quebrar seu jejum de títulos após 14 anos. Entretanto, o Brasil não facilitou para os Hermanos.

O Brasil vinha de uma reformulação buscando encontrar um novo grupo para a Copa do Mundo de 2010. A Seleção da Argentina por sua vez contava com um grupo que já estava na seleção desde 2004. Tendo até alguns remanescentes de 2002.

Além de uma seleção recente, o Brasil depois da eliminação da Copa do Mundo de 2006 não era mais vista com bons olhos. E apesar de pentacampeão naquele momento o Brasil não tinha uma grande tradição na Copa América. Isso tudo fazia da seleção da Argentina favorita ao título.

PUBLICIDADE

Entretanto o Brasil mostrou sua força e a Argentina praticamente não jogou. Em um jogo que a Seleção da Argentina parecia não estar muito à vontade, Júlio Batista logo no início do jogo; Ayala contra e Daniel Alves garantiram a vitória da seleção Brasileira que conquistou seu Bicampeonato.

Menções honrosas

Argentina 2 X 0 Brasil – Copa América 1937

Essa vitória da Argentina aconteceu no que pode ser considerado o primeiro Brasil X Argentina da História. Isso porque na edição de 1937 tanto Brasil quanto Argentina terminaram empatados em número de pontos, o que levou ao jogo de desempate.

Na decisão com muita pancadaria e violência em campo na prorrogação os Hermanos venceram com gols de De la Mata duas vezes. Essa é até hoje a única decisão vencida pela Argentina até hoje.

Brasil 4 X 1 Argentina – Copa das Confederações 2005

Se em 2004 o equilíbrio permaneceu até as penalidades, nesta decisão o Brasil foi soberano a Argentina. Na fase anterior o Brasil teve uma classificação no tempo normal vencendo a Alemanha por 3 a 2; enquanto a Argentina apenas venceu o México nos pênaltis e nas cobranças alternadas. O cansaço da prorrogação contra o México na semifinal pode ter feito a diferença.

PUBLICIDADE

Isso porque meses antes a Argentina havia vencido aquela mesma Seleção Brasileira por 3 a 1 pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Entretanto nesta final o Brasil conseguiu sua revanche. Com gols de Adriano 2x, Káká e Ronaldinho, o Brasil fez a Fila de títulos da Argentina ficar um pouco maior. Essa foi a única decisão entre Brasil X Argentina fora da Copa América.

Roberto Carlos acredita que Gerson e Gabigol merecem estar na seleção brasileira: “Tite vai buscar a melhor solução”

PUBLICIDADE

Olímpiadas: 10 vezes que fatores externos que interferiram nas Olimpíadas

10 gringos da Copa do Mundo de 2006 que se aventuraram no futebol brasileiro

PUBLICIDADE

 

Better Collective