Home Esportes Olímpicos Olímpiadas: 10 vezes que fatores externos que interferiram nas Olimpíadas

Olímpiadas: 10 vezes que fatores externos que interferiram nas Olimpíadas

Vamos relembrar 10 vezes em que fatores externos interferiram nas Olimpíadas

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Pela primeira vez em 2021, uma olímpiada sofreu com um adiamento, na história dos Jogos Olímpicos isso nunca aconteceu antes. Mas já houveram outros muitos fatores que interferiram nos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE

Na história dos jogos Olímpicos, o mesmo já sofreu com boicotes, cancelamentos e diversos fatores que marcaram a história das Olímpiadas, hoje nós vamos falar um pouco a respeito destes eventos. Assim, vamos relembrar os fatores externos que interferiram nas Olimpíadas

Desde Guerras Mundiais até manifestações políticas, as Olimpíadas já passaram por muita coisa.

PUBLICIDADE

Fatores externos interferiram nas  Olimpíadas

Vamos dividir nossa lista em 3 tópicos, Olímpiadas Canceladas, Boicotes as Olimpíadas e Outros fatores externos que interferiram nas olimpíadas. Assim vamos conhecer quais foram essas causas.

Olimpíadas Canceladas

Até o momento todas as olimpíadas canceladas foram devido a Primeira e Segunda Guerra mundial. Vamos relembrar um pouco da história desses cancelamentos.

  • Berlim 1916: Berlim foi escolhida como sede dos jogos olímpicos de 1916, entretanto com a Primeira Guerra Mundial, os jogos tiveram de ser cancelados. Mas, mesmo com a Guerra em curso ainda havia uma expectativa de que os jogos pudesse acontecer, e os preparativos continuaram. Mas com o prolongamento do conflito, fez com que o mesmo fosse cancelado.
  •  Tóquio/Helsinki 1940: As olimpíadas de 1940 foram inicialmente planejadas para Tóquio, mas em 1937 explodiu a Segunda Guerra Sino-Japonesa, que fez os jogos serem transferidos para Helsinki, que por sua vez teve de ser cancelado por conta da Segunda Guerra Mundial. Helsinki recebeu os Jogos Olímpicos em 1952 e Tóquio em 1964.
  • Londres 1944: A última edição cancelada foi em 1944, Londres havia sido escolhida em 1944, mas com a Segunda Guerra em curso mais esta edição foi cancelada. Londres sediou as Olimpíadas de 1948 a primeira pós guerra.

Boicotes as olimpíadas

Um dos fatores que mais interferem em todas as olimpíadas são os casos de Boicotes. Quando uma ou mais nações por algum motivo deixam de participar dos Jogos por diversos motivos. Vamos relembrar um pouco de alguns casos de Boicotes.

  • Berlim 1936: Essa edição houve o planejamento de um boicote coletivo por parte de alguns países. Entretanto os únicos que não participaram dos jogos foram a Irlanda. Devido ao COI ter inserido apenas os Estados Unidos da Irlanda e não toda Ilha da Irlanda, assim a Irlanda deixou de participar desta edição. Outro Boicote desta edição foi por parte da Espanha, que havia se candidatado como uma um dos Países sede. Ela ainda havia proposto as Olimpíadas Populares que seriam um evento protesto a ocorrer simultaneamente as olimpíadas. Mas devido a Guerra Civil Espanhola o evento não ocorreu.
  • África do Sul: Os países do Continente africano se reuniram para pressionar o COI para que impedisse a participação da África do Sul, devido as segregações raciais causadas pelo Apartheid. A ameaça incluía um boicote em massa dos países, mas a reclamação deu certo. Assim, a África do Sul fico banida de 1964 á 1992 quando o fim do Apartheid já era negociado.
  • Moscou 1980: Nos anos 80 aconteceram os casos de Boicote mais famosos. Em 1980 os Estados Unidos Boicotaram os jogos olímpicos de seus adversários políticos. Devido a invasão do Afeganistão pela União Soviética, os Estados Unidos mediante a um ultimato do presidente Jimmy Carter não participaram desta edição. Alguns países também adotaram o boicote em apoio como Itália, França e Grã Bretanha, entre outros. Assim, essa edição contou apenas com 80 países menor número desde 1956.
  • Los Angeles 1984: Em resposta ao boicote da última edição a União Soviética igualmente ao EUA, também boicotou os Jogos Olímpicos de 1984. Embora, neste caso a aderência tenha sido bem menor, no total 14 países não participaram desta edição. Mas ainda sim não deixou de ser marcante, afinal a União Soviética era uma das maiores medalhistas. O único país da cortina de ferro a furar o boicote foi a Romênia.

Outros fatores externos que interferiram nas olimpíadas

Ainda existem outros fatores externos que interferiram nas olimpíadas. Dentre esses fatores o principal é a política, mas vamos ver quais foram esses fatores:

PUBLICIDADE
  • Igualdade Racial: Quando falamos em questões políticas voltamos novamente a Berlim em 1936. Uma boa parte de atletas, negros e judeus ameaçaram boicotar a competição. Entretanto com a promessa de Jogos sem racismo e sem preconceito religioso, o boicote não ocorreu. Mas com certeza o momento que mais simbolizou a resistência foi em 1968 quando Tommie Smith e John Carlos ao receberem as medalhas de ouro e bronze fizeram o gesto do movimento dos panteras negras durante a execução do hino.
  • Setembro Vermelho: Nos jogos de Munique ocorreu um dos eventos mais sangrento em toda a história dos Jogos Olímpicos. Oito terroristas palestinos invadiram a vila olímpica e sequestraram onze atletas de Israel reivindicando a soltura de 200 palestinos prisioneiros em Israel. O saldo final foram todos os reféns mortos, mais cinco terroristas e um policial. Esse com certeza foi um dos piores fatores externos que interferiram nas olimpíadas.
  • Covid-19: Não poderíamos deixar de citar a Pandemia causada pelo Covid-19 que levou o adiamento dos jogos Olímpicos de 2020 para 2021. Sendo a primeira vez em que os jogos sofreram um adiamento.

CBF já prevê ficar sem Pedro nos Jogos Olímpicos; Atacante do Inter, destaque do Arsenal e ex-Flu são opções

Copa de 2010: Apenas 6 jogadores da Seleção seguem atuando; veja onde estão

PUBLICIDADE

Revolução, craques e vices: por que a Holanda é considerada uma das maiores seleções do mundo mesmo com apenas um título?

Olimpíadas: 5 curiosidades do futebol na competição

PUBLICIDADE