Home Futebol Botafogo consegue acordo para não penhorar sede por IPTU atrasado

Botafogo consegue acordo para não penhorar sede por IPTU atrasado

Problema com imposto de loja oficial causou quase penhora de sede de General Severiano

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Botafogo conseguiu evitar que sua sede de General Severiano fosse penhorada. Nesta sexta-feira (23), o Glorioso divulgou uma nota em seu site oficial afirmando que conseguiu parcelar uma dívida de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) que poderia fazer o clube perder sua sede.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A dívida é originária de impostos não pagos pelo administrador da loja oficial do clube, que funcionava dentro da sede botafoguense. A loja não tinha pago o IPTU dos meses entre fevereiro de 2014 a novembro de 2015, numa ação estimada em R$ 153 mil.

Desde 2018, a Prefeitura do Rio de Janeiro movia ação contra o Botafogo para poder ter o pagamento da dívida. Uma liminar foi tentada pelo clube para não pagar os débitos, mas negada pela Justiça, que pediu para julgar posteriormente o recurso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o acordo firmado nesta semana, o Glorioso assim evita correr o risco de perder sua sede como penhora pelo pagamento do imposto devido. Os termos do parcelamento não foram divulgados pelo clube na nota.

Confira a nota oficial do Botafogo sobre o parcelamento da dívida do IPTU (extraído do site oficial do clube)

O Botafogo vive uma luta diária para enfrentar as dívidas enquanto busca uma solução econômico-financeira definitiva. Recentemente, foi noticiada uma ordem de penhora da sede de General Severiano referente a ausência de pagamentos de IPTU de fevereiro de 2014 a novembro de 2015. Embora seja um dos maiores símbolos históricos, as gestões anteriores não cumpriram com as obrigações e correu-se o risco de um incalculável prejuízo institucional e patrimonial.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (23/7), foi pactuado o parcelamento da dívida existente, acordo que irá proteger o local onde estava situada a Loja Oficial de eventual risco de execução, leilão ou adjudicação

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Prata da casa recebe sondagens de clubes europeus e pode deixar o Botafogo

Apresentado no Botafogo, Enderson projeta ‘jogo mais consistente’ no time

Better Collective