Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Bermudas leva só dois atletas para Tóquio, e Flora Duffy ganha histórico ouro

Olimpíadas: Bermudas leva só dois atletas para Tóquio, e Flora Duffy ganha histórico ouro

Triatleta de 33 anos ganhou a segunda medalha da história do país caribenho. A primeira foi de Clarence Hill, bronze no boxe em Montreal 1976

Marjoriê Cristine
Colaborador do Torcedores

A participação de Bermudas nas Olimpíadas de Tóquio 2020 já entrou para história da competição e do país. Flora Duffy conquistou o ouro inédito no triatlo feminino, na noite desta segunda-feira (26), após terminar a prova em 1h55min18 com folga. O feito da triatleta é histórico: é a primeira vez que a ilha do Caribe subiu ao lugar mais alto dos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curiosamente, Bermudas levou apenas dois atletas para competir em Tóquio, e já obteve 50% de aproveitamento no resultado. O outro atleta foi Dara Alizadeh, de 27 anos, que competiu no remo individual e terminou na quarta posição.

Esta foi a segunda medalha conquistada pelo país caribenho nas Olimpíadas. A primeira vez foi há 45 anos, quando Clarence Hill foi bronze no boxe em Montreal 1976, na categoria peso-pesado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

+ Olimpíadas 2020: no levantamento de peso, filipina ganha 1º ouro da história do país

Começo no triatlo aos 7 anos

Flora Duffy tem 33 anos e nasceu em Paget, nas Bermudas. Casada com Dan Hugo desde 2017, se profissionalizou no triatlo em 2013. Porém, a sua história no esporte se iniciou quando ela tinha apenas 7 anos. Promissora e talentosa na modalidade, Duffy foi coroada duas vezes campeã mundial da ITU (2016 e 2017).

A triatleta representou as Bermudas em outras duas edições de Jogos Olímpicos antes de Tóquio 2020: Londres 2012 e Rio 2016. Nas Olimpíadas do Rio, a triatleta ficou apenas na oitava posição. Ela também já conquistou o ouro nos Jogos da Commonwealth de 2018, em Gold Coast, na Austrália.

PUBLICIDADE

+Olimpíadas: confira a agenda de competições desta terça-feira (27/07)

PUBLICIDADE

Além de campeã olímpica e bicampeã mundial, Flora Duffy ainda foi condecorada pela Coroa Britânica. Em 17 de novembro de 2018, a triatleta recebeu a Ordem do Império Britânico do Príncipe Charles. Ela foi premiada por seus serviços prestados ao triatlo nas Bermudas e no mundo.

Orgulho de Bermudas

O Premier de Bermudas, David Burt, comemorou o feito de Flora Duffy pelo seu perfil oficial no Twitter.

“Parabéns @floraduffy. Você trabalhou tanto e deixou uma ilha inteira orgulhosa!”, publicou o Premier nas redes sociais.

LEIA MAIS:

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Better Collective