Como ocorre em todas as rodadas do Brasileirão 2021, o VAR novamente voltou a ser protagonista em um jogo da Série A nesta segunda-feira (16).
Logo no início da partida entre Chapecoense e América-MG, o árbitro Douglas Schwengber da Silva mostrou cartão vermelho direto para Alan Ruschel, atual jogador do América-MG e ex-jogador da Chape.
O motivo do cartão vermelho foi uma entrada por trás em cima do ponta direita Geuvânio que estava percorrendo o campo em velocidade num contra-ataque da equipe mineira.
No entanto, o VAR interferiu e chamou o árbitro Douglas Schwengber para que o lance fosse revisto por causa da regra do “último homem” no campo de ataque.
Interferência do VAR
O árbitro mostrou cartão vermelho para Alan Ruschel, do América-MG. Depois ele foi no VAR, olhou o lance e cancelou. Confira: pic.twitter.com/rOdj3BewK6
— Goleada Info (@goleada_info) August 16, 2021
Depois de ter revisto o lance no monitor, o árbitro voltou atrás da decisão e resolveu aplicar cartão amarelo para Alan Ruschel, que seguiu no jogo. Houve protestos do jogadores da Chapecoense por causa da decisão.
Cabe ressaltar que o protocolo da utilização do VAR em diversos campeonatos europeus não preveem que o árbitro troque o cartão vermelho por cartão amarelo em lances que possuem interferência do árbitro de vídeo.
Ainda assim, esta situação ocorre em diversos lances do Brasileirão e do futebol brasileiro em geral.

