Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: entenda como é a disputa do parataekwondo

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do parataekwondo

Junto com o parabadminton, a modalidade de lutas faz sua estreia nos Jogos de Tóquio. Delegação do Brasil terá três competidores nesta edição

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Com seu primeiro Mundial disputado apenas em 2009, o parataekwondo debutará em Paralimpíadas nas competições de Tóquio. O esporte possui duas classificações para atletas e pode ser disputado nas categorias feminina e masculina.

PUBLICIDADE

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do tiro com arco

Como funciona

As lutas são disputadas com dois esportistas, um com os equipamentos na cor vermelha e outro na cor azul. Tanto o colete quanto as meias possuem sensores para medir a potência do golpe aplicado pelo oponente.

PUBLICIDADE

Apesar de ser um combate, nem todos os movimentos são permitidos. Chutes na altura da cabeça são considerados falta e geram punição de um ponto que vão para o adversário. Caso haja um excesso de força no golpe, o lutador pode ser desclassificado, parecido com o que aconteceu no caratê nas Olimpíadas.

Tabela de pontuação:
1 ponto para cada falta cometida pelo adversário
2 pontos para chutes retos no colete
3 pontos para chutes giratórios em 180 graus no colete
4 pontos para chutes giratórios em 360 graus no colete
Soco é permitido, mas não é pontuado

No programa paralímpico, os atletas são organizados em duas classes diferentes:

K43*: com amputação bilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia bilateral.
K44: com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores.
* atletas do K43 podem competir na K44

PUBLICIDADE

E assim como na versão olímpica, as lutas do parataekwondo são divididas em categorias por peso. Homens e mulheres competem:

Feminino
Até 49kg
Até 58kg
Acima de 58kg

Masculino
Até 61kg
Até 75kg
Acima de 75kg

O Time Brasil terá três representantes no tablados no centro de convenções de Makuhari Messe Hall, em Chiba. São duas mulheres e um homem, todos da classe K44.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Paralimpíadas: entenda como é a disputa do hipismo